Tigrinhenses participam de Conferência em Florianópolis

Entre os dias 7 a 9 de outubro, em Florianópolis  se reuniram delegados de todo o Estado para realizar a 9ª Conferência Estadual da Assistência Social. O município de Tigrinhos foi representado pela Assistente Social Cristiani Gislaine Müller (governamental) e Marlene Manfrin (não governamental).

Os participantes da 9ª Conferência discutiram sobre as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), tendo como local o Oceania Park Hotel, em Florianópolis.

As deliberações da conferência estadual serão levadas para a conferência nacional, prevista para dezembro em Brasília. Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressaltou os investimentos feitos pelo governo na área de assistência social.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Solange Bueno, reforçou que é preciso fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e trabalhar para que o Estado tenha percentual obrigatório de investimento nesta área.

Participaram ainda da cerimônia de abertura a vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Leila Pizzato; a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Dulcelena Alves Vaz Martins; o secretário municipal de Assistência Social de Florianópolis, Alessandro Abreu; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Ana Cláudia Quege; o representante do Fórum Estadual de Assistência Social, Daniel Paz dos Santos; e a presidente da Comissão de Assistência Social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arlete Carminatti Zago.

Conforme destacou a Assistente Social Cristiani, os participantes definiram as propostas que serão levadas à conferência nacional pelos 78 delegados estaduais eleitos durante o evento. Dentre as proposições do Estado estão a criação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) regionalizados; o cofinanciamento de pesquisas, estudos e diagnósticos para melhor atendimento das demandas nos municípios; e a implantação da política nacional para moradores de rua.