Turmas do Maternal III realizam atividade sobre Regras e Combinados

As professoras Marcia Adriani de Oliveira e Claudete Saito das turmas do Maternal III A e B, do CEI.Prionfância Criança Sorriso estão desenvolvendo atividades sobre regras e combinados em suas turmas, buscando o desenvolvimento saudável das crianças e permitindo que compreendam limites e responsabilidades desde cedo. Buscando potencializar o tema para além da sala de aula as famílias também foram envolvida na atividade, pois a participação ativa da família no estabelecimento e implementação de regras reforça sua importância e ajuda as crianças a entenderem que essas expectativas se aplicam tanto na escola como em casa.

Para o tema ser mais atraente e lúdico as professoras escolheram um mascote, sendo a Sapo, que passou a ser chamado o Sapo das Atitudes Legais, a partir de um história criada pelas crianças e professoras com participação de mais animais, amigos do sapo, fantoches dos amiguinhos dos Sapo foram confeccionados e nessa história foi enfatizado atitudes legais e atitudes que não são legais, contribuindo para o entendimento das regras e combinados. As crianças também foram felizes para casa com pintura facial do Sapo, intitulado o sapo das atitudes legais.

Foi confeccionado a Sacola do SAPO DAS ATITUDES LEGAIS, a qual foi visitar as famílias juntamente com a história, fantoches e uma regra ou combinado para ser trabalhado em casa com a criança e seus familiares, ficando dois dias na casa de cada criança.

Na escola ao retornar a sacola painéis das Atitudes legais foram montados para todos os dias serem revistos pelas turmas, estabelecendo limites que ajudam as crianças a entenderem o que é aceitável e o que não é em termos de comportamento, bem como produções individuais das crianças sobre o tema em seus portfolios.

Para as professoras ao ter regras e combinados claros as crianças aprendem sobre responsabilidade e respeito pelos outros, promovendo relações saudáveis com colegas e adultos e agradecem a participação de todas as famílias ,pois a colaboração entre escola e família cria oportunidades para uma comunicação aberta e transparente sobre o comportamento das crianças, permitindo ajustes e apoio quando necessário.