Quem sou eu?

As turmas do Maternal I “A” e “B” do CEI Próinfância Criança Sorriso trabalharam durante o primeiro bimestre a adaptação escolar seguindo as propostas do Sistema Aprende Brasil para esta fase que são experiência de reconhecimento, identidade e autonomia. Com o intuito de sempre valorizar a identidade da criança, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos, desde o início do ano foi trabalhado de diversas maneiras com as fotos da criança e seu reflexo no espelho.

Para isso, no dia 03/04, as professoras Gislaine M. Kobs e Aline Zatt Hofstatter, juntamente com as estagiárias Nicoli da Silveira e Ágata de Quadros, organizaram uma sala de vivências com espelhos suspensos, espelhos no chão e na parede, caminho de papel alumínio, CDs, cones, rolos de papel, caixas e latas com suas fotos, surpreendendo as crianças com luzes coloridas que se moviam refletindo cores e formas nos objetos que estavam dispostos para exploração no ambiente.

Segundo as professoras, a importância dessa vivência se dá por “ao brincar no espelho a criança vivencia diferentes sensações, percepções e emoções, começam a reconhecer seu reflexo e constroem sua autoimagem. As crianças se surpreenderam ao perceber sua imagem e dos colegas no espelho, sendo essa interação bastante prazerosa e alegre, batiam objetos, conversavam, abraçavam e beijavam o espelho e os demais objetos, escondiam-se dele e depois reapareciam, construindo dessa forma sua imagem corporal em diferentes posições e formas, criando referências sobre quem se é e como ocupam o espaço.