Conferência Nacional de Educação foi realizada em Tigrinhos

A Comissão Permanente do Fórum Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com as Direções e os profissionais das Escolas da rede Municipal e Estadual de ensino, realizaram a CONAE/2014 (Conferência Nacional de Educação), no Município de Tigrinhos, no dia 24 de abril 2013, com o Tema Central, “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” com a presença da Palestrante Educadora e Deputada, LUCIANE CARMINATI, Vice Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Na oportunidade o Prefeito Municipal de Tigrinhos, Rudimar Francisco Guth ao fazer uso da palavra destacou que é preciso pensar bem na educação e elaborar as propostas com comprometimento para educação acontecer sempre da melhor maneira. Parabenizou todos os professores, pais e alunos e palestrante pela presença.

O Vereador Fernando Martim, saudou a todos e enfatizou a importância da CONAE, sendo preciso pensar e refletir sobre como enfrentar os desafios que estão acontecendo e surgindo na área da educação, sendo necessário reestruturar as famílias, pensar ações que não fiquem somente no papel, aproveitar a oportunidade da fazer a CONAE a nível Municipal, Estadual e Federal é fazer educação de qualidade.

A Secretaria de Educação Vera Lucia Baczinski, agradeceu a todos pela presença em especial da Palestrante Deputada Luciane. Explicou sobre a importância da CONAE  e da paralisação Nacional da Educação  e explanou também sobre a realidade educacional na rede municipal de ensino e sobre os recursos  humanos, pedagógicos e financeiros  do município usados na área da educação.

Dando continuidade aos trabalhos da CONAE, etapa municipal, a Palestrante e Deputada Luciane Carminatti falou sobre os desafios para a educação para quatro e para dez anos, sendo que a Conferência acontece para conferir o que já aconteceu e como está a educação até agora desde a última Conferência de 2010, sendo necessário pensar a educação em todas as etapas a curto, médio e longo prazo. O PNE (Plano Nacional de Educação) é um plano de metas a serem aprovadas, busca articulação com o Sistema Nacional de Educação, com participação popular, cooperação federativa e em Regime de Colaboração.

Destacou a importância das estratégias da Conferência, entre elas dar continuidade ao planejamento das políticas de governo, qualificar processos de planejamento e gestão, envolver os diferentes níveis e modalidades da educação nacional, pensar na educação de maneira democrática e com qualidade.

Em gratidão a palestra, a Secretaria de Educação entregou uma lembrança a Deputada Luciane Carminatti.O diretor da Escola de Educação Básica Osvaldo Ferreira de Mello, Paulo Fernando Farinon deu seqüência a CONAE apresentando a Realidade Educacional da Escola.

Após os debates nos grupos aconteceu a explanação e aprovação das propostas e contribuições.  Dando continuidade a CONAE, realizou-se a escolha dos delegados para participar no dia 24 de maio de 2013 no município de Maravilha da CONAE a nível regional. Sendo escolhidos por Segmentos de Credenciamento os seguintes delegados: Andressa Buzatto,Andreline Rossa,Jandira Debastiani,Tania Sandra Honnef Bernhard,Fernando Martim e Daiane Correia.

A Comissão do Fórum juntamente com Secretaria de educação agradeceram a presença de todos.