Estudantes recebem atendimentos e orientações odontológicas

A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. Quanto mais cedo você fizer essa prevenção, melhor para você, para os seus dentes, para a sua mastigação, para a sua estética. Prevenindo, você estará “cercando” muitos problemas desagradáveis que podem acometer seus dentes e sua boca no futuro.Este projeto, que vem sendo desenvolvido há alguns anos, tem como objetivo reduzir o índice de cárie dentária nos escolares, diminuindo com isto o número de dentes perdidos, a dor e o medo de ir ao dentista. São envolvidos no projeto crianças de 4 a 12 anos que freqüentam as escolas do município de Tigrinhos. Sendo assim é realizada distribuição de escovas dentais, cremes e fios dentais duas vezes ao ano, no início do ano letivo e após as férias de julho, com este material conseguimos realizar escovação supervisionada nas escolas. O  bochecho com flúor também é um importante meio de prevenção da cárie dentária, por isso é realizado nas escolas após a escovação, onde se realiza uma orientação de higiene oral de acordo com a necessidade de cada aluno. Esta escovação é realizada pela Equipe odontológica e Agentes comunitárias de Saúde, intercaladas quinzenalmente.Foi reservado dois dias da semana na unidade de saúde para atendimento exclusivo destes escolares, onde os mesmos são chamados pela dentista ou auxiliar de acordo com a necessidade. Todos os escolares recebem pelo menos duas consultas odontológicas ao ano, a cada seis meses, os que apresentam um alto índice de cárie ou uma péssima higiene bucal, recebem atendimento odontológico quantas vezes forem necessárias até estarem com sua saúde bucal restabelecida.Mostramos ainda que mesmo com os problemas instalados, procurando orientações de um Dentista e algumas intervenções do mesmo consegue-se devolver saúde aos dentes e boca.