Sistema Hidropônico

A Secretaria de Obras do município de Tigrinhos apoia os empreendimentos agrícolas do município, contribuindo para o desenvolvimento da população e aumento de renda na agricultura familiar. Com base nisso, são realizados serviços como terraplanagens em apoio a novas atividades que se instalam no município.

Um exemplo disso, é a terraplanagem para construção de estufa hidropônica para a produção de hortaliças, que foi realizada na propriedade de Cleumar de Campos, com objetivo de agregar valor a produção, gerando mais renda ao produtor.

No sistema hidropônico as plantas são cultivadas sem a presença de solo, somente água e nutrientes, sendo assim, se produz plantas mais limpas, com menos doenças e também menor utilização de mão de obra, já que as plantas são manejadas suspensas do solo. No sistema de estufa hidropônica as plantas permanecem em água corrente intermitente, sustentadas por canos e bombeadas num sistema fechado, com auxílio de bombas e reservatórios. A produção nesse sistema possibilita maior valor agregado de venda à produção e, além disso, cultivar o ano todo.

A Prefeitura Municipal de Tigrinhos enfatiza que está a disposição para auxiliar os produtores em suas atividades, seja no apoio com máquinas ou como assistência dos profissionais do quadro técnico, permitindo expansão das atividades do município, contribuindo assim para o desenvolvimento da população tigrense.