Aprendendo com sentimentos

COMO APRENDER BRINCANDO COM SENTIMENTOS

Falar sobre os sentimentos não é fácil. Dividir com os outros as coisas que nos deixam felizes, tristes, bravos, cansados ou assustados é apavorante, bem como, confiar aos outros, nossas necessidades. Deste modo, para que as crianças tenham mais facilidade nesta habilidade, foi desenvolvida a atividade “na teia com os amigos”, com seu início, um diálogo com a turma, com as seguintes premissas: “ O que são sentimentos?  – O que é compartilhar? Todos nós somos diferentes no pensar e no agir, não é! É maravilhoso conhecermos as outras pessoas percebendo as suas diferenças e respeitando-as, demonstrando empatia pelos outros”.

Todavia, a partir dos anos como educadora, percebi que a maioria das crianças tem dificuldade em falar sobre si, no início dessa atividade, mais uma vez, foi percebido tal percalço. Foi necessário repeti-la diversas vezes para alcançar o objetivo; até que conseguissem falar sobre seus sentimentos, assim como, seus desejos. Ademais, sobre o saber ouvir e respeitar as mais diversas maneiras de pensar. Também, o agir perante a diversidade da turma.

As crianças em forma de roda sentadas no chão, uma ao lado da outra, deviam escolher um colega e jogar o rolo de barbante falando sobre o que estava sentindo no momento ou compartilhar com o grupo seus anseios para o ano letivo. Para a avaliação, foi requisitado a cada criança que registrasse, em seu portfólio, no formato de desenho, os seus colegas. Posteriormente, montar uma teia interligando-os todos, feita de barbante.

 No momento final, cada aluno fez um relato sobre a sua experiência; após, a conclusão do grupo foi que todos somos importantes e que devemos respeitar o pensar e agir de cada um, bem como, ajudar a todos a entender que cada um gosta de coisas diferentes, brincadeiras distintas. Que a capacidade de se colocar no lugar do outro, que não é fácil, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões, é preciso lembrar todos os dias, pois é uma habilidade em constante construção. Sobretudo, em relação ao conceito de aprendizagem. Também foi entendido que há várias formas de aprender, um conceito que agora nossas crianças sabem bem e que como nesta atividade, continuem a apreender brincando!

 Professora Jane Andretta – Turma do Pré II – B.

Alunos do  CEI Proinfância Criança Sorriso.