Alunos são estimulados por meio de atividades criativas

O tema gerador “crescendo e construindo a vida” está sendo trabalhado no Centro de Educação Infantil Pró Infância Criança Sorriso de Tigrinhos por todo o grupo discente.

Na disciplina de Música e Movimento, está sendo trabalhado com o sub-tema: “Aprendendo, Cantando e se Encantando com Animais”. Para desenvolver este sub-tema está sendo desenvolvida uma sequencia didática da música “Sítio do Seu Lobato” com algumas adaptações.

Após desenvolver a música cantando e gesticulando, foram trabalhados os animais que fazem parte do “Sitio do Seu Lobato” e oportunizado a incluir novos animais no sítio.

Em cada turma é trabalhado de maneira a respeitar a fase em que a criança se encontra, utilizando-se de metodologias diferentes, oportunizando várias atividades diferenciadas, tais como: visualizar figuras de diversos animais, imitar sons de animais, deslocar-se como os animais, cantar músicas referentes a animais, construir animais, ouvir historias referente a animais, entre outras atividades.

A professora confeccionou um painel denominado “Sitio do Seu Lobato”, onde os alunos sentiram-se emocionados em ver o mesmo, lá eles visualizaram diversos animais e uma linda paisagem.

Aproveitando o interesse das crianças pelo sítio foi estimulado a eles confeccionar um sítio, o qual será o sítio deles, denominado “Nosso Sítio”. Este sítio esta em construção, todas as turmas da escola estão colaborando com este trabalho, uma turma pintou o lago, outra o gramado, outra o céu; sendo que para estas pinturas foram utilizado diferentes técnicas de pintura: tinta comestível, com plástico, com pincel e com os dedos.

No decorrer das aulas são confeccionados os animais trabalhados, alguns são feitos na escola, outros em casa com a participação da família.

Com o desenvolver das aulas, é dado ênfase a algum animal, onde é trabalhado de maneiras variadas com o objetivo de encantar a criança e estimular ou sanar alguma curiosidade.

Um dos animais já trabalhados é a Tartaruga, a mesma foi trazida para a escola, todos foram oportunizados a conhecer um animal que não está presente no dia a dia das crianças, mas que uma minoria já conhecia, percebeu-se que todos mostraram interesse pela mesma, cada um do seu jeito brincou com a mesma, uns tocaram outros não sentiram confiança em fazer o mesmo, mas apreciaram de sua maneira. A Tartaruga chama-se Tati, as crianças ainda recordam da Tati e comentam dela com muito carinho.

Na sequência foi apresentado o Livro “A casa Da Tartaruga”, o mesmo proporcionou grande curiosidade nas crianças em saber como seria esta historia, porém ouve um combinado com cada turma que para saber o que teria acontecido com a Tartaruga, primeiro eles deveriam aprender  a música da “Tartaruguinha”, esta que seria cantada antes de contar a história. Este combinado facilitou para a aprendizagem da música. Após cantar a música então os mesmos ouviram com bastante atenção a história e assim se despediram da Tartaruga Tati.

Já com as turmas de Pré foi aprofundado mais a historia, os mesmos a representaram em um painel, o qual se encontra em fase de finalização.

Posteriormente a turma do Pré-II esta levando para casa um arquivo constando o Livro “A Casa Da Tartaruguinha”, uma tartaruga para ornamentar na família e um caderno explicativo para relatar sobre a conversa em família. Cada dois dias este arquivo vai para uma casa diferente, o objetivo principal desta atividade é a família conversar sobre a moral da Historia, o que é a casa ideal, o que realmente é importante para uma casa ser realmente um lar. Cada família escolherá um sentimento ou um valor que julgar importante e então deverá ornamentar uma escama do casco da tartaruga e escrever a palavra escolhida no mesmo.

As crianças estão empolgadas em levar o arquivo para casa, questionam quando vão levar e relatam como foi à experiência no dia em que trazem.

“Considera-se esta sequência didática bastante ampla, pois esta envolvendo diversos conteúdos e contemplando diferentes objetivos, porém está sendo desenvolvida de maneira lúdica, para que a mesma seja dinâmica e prazerosa.”