Município é caracterizado com índice de Alto Risco de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti

Em trabalho realizado pelo setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica em parceria com as Agentes de Saúde do Municiípio de Tigrinhos no mês passado, é importante destacar que os resultados do Levantamento de Índice Amostral (LIA) revelaram uma situação preocupante. O município foi classificado como alto risco em relação à infestação pelo Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A análise dos dados coletados durante as visitas aos imóveis permitiu a identificação de áreas com uma proporção significativa de focos, fornecendo um panorama detalhado dos criadouros predominantes.

Diante desse cenário, torna-se imprescindível intensificar as ações de controle e prevenção, envolvendo a comunidade local de maneira efetiva. A colaboração ativa dos moradores é fundamental para eliminar possíveis criadouros do mosquito e reduzir o risco de transmissão de doenças como a dengue.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, continuarão monitorando de perto a situação, implementando medidas de combate e promovendo a conscientização da população sobre a importância de medidas preventivas. A divulgação desses resultados serve como um alerta para a necessidade de ações imediatas, visando a proteção da saúde da nossa comunidade.

Faça a sua parte para proteger a comunidade! Aqui estão algumas dicas úteis:

  1. Elimine Áreas de Acúmulo de Água: Verifique e elimine possíveis locais de acúmulo de água, como pneus velhos, garrafas vazias e recipientes semelhantes.
  2. Mantenha Piscinas e Caixas D’água Vedadas: Certifique-se de que piscinas e caixas d’água estejam devidamente vedadas, impedindo a reprodução do mosquito.
  3. Use Repelentes e Roupas Protetoras: Ao passar tempo ao ar livre, utilize repelentes e roupas que protejam contra as picadas de mosquitos.
  4. Colabore com as Visitas das Agentes de Saúde: Receba nossas Agentes de Saúde de braços abertos, fornecendo acesso para as inspeções necessárias.

A prevenção é a chave! Vamos continuar essa parceria efetiva no combate à dengue e garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Juntos, somos mais fortes contra a dengue!