Praticas Integrativas e complementares fazem a diferença na saúde

As práticas integrativas e complementares (Pics) são ofertadas gratuitamente pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças. Os profissionais responsáveis pelas Pics são as enfermeiras Mari Adriana Perondi, Daiane Kutszepa, psicóloga Daniela Mattei, fisioterapeuta Matheus Chitolina, dentista Júlia Spessato Zanco, terapeutas Gentil Uberti e Cassiane Ferrari.

 

Através das práticas integrativas e complementares e outras atividades desenvolvidas na UBS do município é possível prevenir doenças, evitar desconfortos, diminuir a ingestão de medicamentos e, consequentemente, desempenhar as atividades diárias com melhor disposição.

 

A secretária de Saúde, Salete Badia Johner, destaca que “é gratificante ver o trabalho que é ofertado em nosso município, são profissionais capacitados que oferecem o melhor a população, as Pics vieram para contribuir ainda mais com o atendimento na unidade de saúde”.

 

Como foi a implantação?

 

A UBS oferece algumas práticas integrativas e complementares desde 2006, mas, para agregar ainda mais terapias alternativas, em 2018, foi dado inícioa novas capacitações aos profissionais da rede, oferecendo qualificaçào técnica para que pudessem aplicar essas práticas durante seus atendimentos de rotina na unidade.

 

“Implantamos as práticas integrativas com o objetivo de dar qualidade de vida à população, tratando e amenizando a dor e o sofrimento dos pacientes. Estamos tendo ótimos resultados com as Pics, pacientes que rotineiramente vinham para a UBS relatam ter melhora na saúde. As Pics não substituem o tratamento convencional, mas tem-se mostrado eficientes no tratamento complementar do paciente”, enfatizou a ex-secretária de Saúde do municipio, Solange Teske, que auxiliou na implantação das práticas no município.

 

Como funciona os atendimentos?

 

Os pacientes são encaminhados para as Pics pelos profissionais da unidade de acordo com o seu protocolo clínico, para beneficiar o maior número de pessoas, o paciente que estiver em acompanhamen com alguma outra terapia ouprática integrativa, terminar o tratamento antes de iniciar outro.

 

Referência para outros municípios

 

Tigrinhos é destaque na região comas práticas integrativas e complementares, o atendimento de qualidade faz com que muitos municípios da região visitem a Unidade de Saúde para conhecer o trabalho dos profissionais.

 

Nesta quarta-feira, dia 14, os profissionais de saúde de Tigrinhos receberam a visita do prefeito de Sul Brasil. Maurílio Ostroski. juntamente com a secretária de Saúde Ágata Paula Valmorbida, enfermeira Aline, fisioterapeuta Tatiana e a profissional de Educação Física Daniela para conhecer as práticas integrativas.

 

Conforme a Secretária de Saúde, Salete Badia Johner, “Nós ficamos muito orgulhosos por nosso município ser referência em saúde para outros município, essa troca de conhecimentos entre as unidades é muito válida para agregarmos ainda mais experiência e podermos assim oferecer ainda mais qualidade de vida a população”, destaca Salete.

 

Conheça os profissionais e as práticas oferecidas:

 

Gentil Uberti

Gentil Uberti é psicoterapeuta, mestre em reiki, com curso avançado em hipnose clínica, regressão terapeuta e terapias holísticas. Trabalha na UBS de Tigrinhos com as práticas de reiki, hipnose clínica cromoterapia, imposição de mãos, terapias holísticas e regressão terapêutica.

 

Reiki: é um ato sagrado que liga o indivíduo a níveis mais elevados de consciência e à fonte de energia curativa.

 

Hipnose clínica: trabalha dentro de quatro vertentes básicas: condicionamento interno (fisiológico), condicionamento externo (meio ambiente), desenvolvimento e recondicionamento de registros mentais.

 

Cromoterapia: as cores (luzes) têm efeito calmante e curativo comprovadamente.

 

Imposição de mãos: equilibra na pessoa o corpo físico, emocional, mental e espiritual.

 

Terapias holísticas: a palavra holístico vem do grego holus, que significa o todo. A terapia holística tem por objetivo resgatar o equilíbrio do indivíduo.

 

Regressão terapêutica- é uma técnica utilizada para desconectar as pessoas de situações traumáticas do seu passado que ainda estão acontecendo em seu inconsciente.

 

Júlia Maria Spessato Zanco

Júlia Maria Spessato Zanco é cirurgiã-dentista e atua com acupuntura odontológica.

 

Acupuntura odontológica tem ação neurofisiológica com propriedades ansiolíticas, analgésicas, anti-inflamatória e imunomoduladora com a compreensão dos vários desequilíbrios que se transformam em doenças na cavidade bucal, face, crânio e pescoço.

 

Matheus Luiz Chitolina

Matheus Luiz Chitolina é fisioterapeuta, oferece a técnica dry needling e ventosaterapia.

 

Técnica dry needling – o agulhamento seco. É uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicação, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo, mas não se limitando, a dor miofacial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.

 

Ventosaterapia -é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no exato local.

 

Mari Adriana Perondi

Mari Adriana Perondi é enfermeira, formada em medicina chinesa e terapeuta floral.

 

Trabalha com acupuntura, eletroacupuntura, colorpuntura, moxabustão, sangria, auriculoterapia, terapia de floral, geoterapia, aromaterapia, fitoterapia, shiatsu e shantala.

 

Acupuntura: é a inserção de agulhas em pontos existentes em meridianos no corpo, que são selecionados a parür do diagnóstico individualizado.

 

Eletroacupuntura: além do uso das agulhas utiliza-se o estímuio elétrico nos pontos, eficientes em caso de dores agudas e crónicas.Colorpuntura: faz-se o uso de cores aplicadas aos pontos.

 

Moxabustão: aplicação de um bastão feito a partir de uma planta chamada Artemísia, utilizado nos pontos e canais com o objetivo de realizar estímulo.Sangria: consiste em um método de extrair sangue de determinados pontos, utiliza-se em determinadas patologias como forma de prevenção tratamento e equilíbrio do paciente.

 

Auriculoterapia: é uma técnica que se utiliza do microsistema presente na orelha para tratar e equilibrar o todo. Pode ser realizado através da aplicação de sementes de mostarda, cristais, microagulhas, agulhas, eletroterapia e laser.

 

Terapia de floral: objetiva o equilíbrio das emoções. Uüliza compostos energéticos, chamados essências florais.Geoterapia: uso de argila para aplicação no corpo.

 

Aromaterapia: uso de óleos essências conforme o padrão de cada paciente com finalidade de relaxar, tratar e prevenir doenças.

 

Fitoterapia: Utiliza as plantas medicinais em suas diferentes formas para tratamento e manutenção da saúde.

 

Shiatsu: técnica que utiliza a acupressão manual com a ajuda de algum instrumento, nesta técnica os pacientes podem ser capacitado para autoaplicação.

 

Shantala: aplicação de movimentos suaves com técnica específica nos bebês com o objetivo de proporcionar bem-estar.

 

Cassiane Ferrari

Cassiane Ferrari é formada em yoga integrativa e massagem ayurveda abhyanga e atua com yogaterapia e ayurveda.

 

Yogaterapia: é uma terapia alternativa para tratamento e prevenção de várias doenças, as práticas consistem em simples posições físicas, em exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação.

 

Ayurveda (massoterapia): consiste em uma série de técnicas milenares de massagem que ajudam a aliviar a dor muscular, combater o estresse, estimular a circulação sanguínea e prevenir diversas doenças.

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Tigrinhos e Novoeste.