Conselho municipal de Educação e Comitê municipal do Plancon debatem o plano de retorno as aulas

No dia 10 de fevereiro de 2021,estiveram reunidos em web conferência os membros do Conselho Municipal de Educação e Comitê Municipal do Plancon( Plano de Contingência Municipal) para debater e analisar o Plano de Retorno as aulas na Rede Municipal de Ensino, na oportunidade a presidente o Conselho Municipal de Educação professora Jacinta Gotardo e a Secretária de Educação Estela Regina de Lima Schafer explicaram a retomada do ano letivo de 2021, sendo de maneira Hibrida, onde alunos podem optar pela aula presencial sendo sete dias na escola e sete dias em casa em período alternado e também podem optar para ficar 100% no ensino remoto. As Diretoras da Unidades Escolares encaminharam uma pesquisa para as famílias sendo um questionário para fazer a opção do retorno ou não, para em seguida fazer as formações dos grupos de alunos.

O retorno as aulas só acontecem se o Município tem aprovado o PLANCON MUNICIPAL e as unidades escolares os PLANCONs ESCOLARES e em Tigrinhos todos foram aprovados ainda no ano de 2020. Novas atualizações podem ser feitas dentro dos documentos já aprovados destacando qual é a nova versão.

A Educação foi uma das áreas onde mais aconteceram mudanças com a Pandemia, escolas permaneceram fechadas no ano letivo de 2020, gestores, professores, alunos e famílias se reinventaram para atender a modalidade de aulas não presenciais (aulas remotas), tornando-se um ano atípico para o processo de ensino aprendizagem.

No ano de 2021 a área da Educação se prepara para ao retorno as atividades, porém de forma ainda diferente, sendo o Regime Híbrido, sem esquecer que a Pandemia ainda existe, seguimos no distanciamento e isolamento social, com cuidados essenciais de uso de máscara e álcool gel, com inúmeras situações vivenciadas por nossos alunos como afastamento da escola e vividos no espaço domiciliar, estresse, ansiedade e para alguns até perda pessoas queridas.

E neste sentido é preciso prevalecer um total acolhimento, tanto para alunos, professores, funcionários e comunidade ao retornar as escolas e planejar um retorno e espaço seguro com as devidas medidas de segurança sanitárias, bem como monitorar o período de adaptação para o novo modelo de ensino, destaca a presidente do Conselho Professora Jacinta.

Considerando a lei 18.032/2020, de 8 de dezembro de 2020, que considera a educação como atividade essencial durante a pandemia da COVID-19, foi organizado um o Plano de Retorno as aulas com protocolos de segurança sanitária para o retorno de atividades escolares/educacionais (curriculares e extracurriculares) presenciais para as etapas da de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, embasado na Portaria Conjunta SES/SED 983/2020, sendo está um o Plano de Contingência para Educação/COVID-19 (PlanCon -Edu/COVID-19) é um instrumento de planejamento e preparação da resposta ao desastre de natureza biológica, caracterizado pela Pandemia da COVID-19 e que foi organizada pela definição e caracterização do cenário de risco, se explicitam os níveis de risco/prontidão considerados e se estabelecem as dinâmicas e ações operacionais a implementar, definindo-se estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da Pandemia da COVID-19.

Na oportunidade foi apresentado o Plano de Retorno as aulas no ano letivo de 2021, sendo que ele aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Comitê Municipal.

As aulas tanto na Rede Municipal de Ensino como na Estadual no Município de Tigrinhos iniciam no dia 18 de fevereiro e cada Unidade Escolar está organizando o retorno seguindo as Medidas Sanitárias para mitigação do Covid-19 e demais protocolos estabelecidos nos 8 Cadernos de Diretrizes para o retorno às aulas.

Segue Código QR-CODE dos PLANOS DE CONTIGÊNCIAS MUNICIPAIS E DAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE TIGRINHOS.