Família Klein é destaque na produção de morangos

A família Klein, moradores da linha Boa Esperança, interior do município de Tigrinhos se destacam na produção de morangos, essa fruta saborosa tem sido a principal fonte de renda de Sidnei Klein e sua família que produzem a fruta a mais de um ano.

Sidnei explica que a ideia surgiu quando ele e sua família vieram morar no município, pois queriam investir em algo inovador levando em consideração que o município não possui produtores de morango em grande escala.

O cultivo é realizado no alto e protegido, contando com três estufas de 48 metros e duas de 39 metros. A estratégia no cultivo ajuda a garantir a produção o ano todo e facilita a colheita, evitando que o colhedor precise se agachar para pegar a fruta.

Uma das maiores dificuldades enfrentada pela família foi conquistar espaço no mercado para a venda de seus morangos, e também encontrar na região os produtos necessários para aplicação durante o tratamento da planta. Atualmente a caixa com 4 embalagens varia de R$ 12,00 a R$ 15,00 e são vendidas para os municípios de Tigrinhos, Maravilha e São Miguel do Oeste.

O negócio é 100% familiar e o investimento já ultrapassa os R$100,00mil, os morangos plantados, colhidos, selecionados e embalados pela família possuem o selo e-Origem, uma iniciativa da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc para que os agricultores comprovem a procedência da produção e atendam às exigências legais.

O município de Tigrinhos dentro da Lei Municipal n° 914/2018 realizou serviços de terraplanagens que contribuíram para a construção das estufas e também abertura de açudes e fontes de água que auxiliam no gotejamento das mudas.

O agricultor enfatiza que está feliz com a sua produção e já aumentou de 5mil para 15mil plantas produzidas em suas estufas ao longo do ano e pretende aumentar ainda mais, expandindo o seu negócio valorizando a agricultura familiar.