Encerramento do Projeto Horta Domiciliar

Na ultima terça-feira (12) a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Agricultura realizaram o encerramento do Projeto Horta Domiciliar, projeto esse criado exclusivamente para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O encontro realizado no Clube dos Idosos Sagrado Coração de Jesus iniciou pela manhã, contando com a presença dos beneficiários, autoridades municipais e equipe da assistência social do município.

Na oportunidade o engenheiro agrônomo Adriano Bialozor explanou sobre o uso das plantas medicinais principalmente em forma de chás, que auxiliam em tratamento de gripes, resfriados, problemas digestivos e intestinais, calmantes naturais, entre outros. Adriano também mostrou dicas de implantação, plantio e manejo de pomares.

Durante o ano a equipe de assistência social e o engenheiro agrônomo Adriano Bialozor realizaram três visitas às hortas domiciliares do município avaliando os critérios de envolvimento familiar, cercado, criatividade, diversidade, organização, rotatividade, fonte de renda e qualidade. Após as avaliações foram selecionadas as 10 melhores hortas para receber premiações.

As 10 melhores hortas domiciliares foram as de: Nilse Sansigolo da Silva, Gomercindo de Souza, Claudinei da Costa, Liane Pott, Irene Tiesen Flores, José Pereira, Luciani Buss Hofmann, Clair Riese, Ivanir Santana e Juleide Liebert. Os ganhadores receberam um certificado de participação, uma tela sombreamento e uma toalha de mesa como intuito valorizar os momentos de união em família.

Os coordenadores do Projeto Horta Domiciliar Henrique Mohr, Leovane França e Angélica Wolf, explicaram que o mesmo tem sido um sucesso, pois os beneficiários que possuem a horta podem desfrutar de alimentos mais saudáveis, momentos de união e envolvimento familiar e a horta ainda pode tornar-se uma fonte de renda.