MUNICÍPIO TERÁ DIAGNÓSTICO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO.

“Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado”. Este é o tema da campanha que rege o TRATAsan, um Diagnóstico de Esgotamento Sanitário que está sendo iniciado no município de Tigrinhos com o apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios – AMERIOS e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. No dia 17/08/2018 última sexta-feira, houve a capacitação e orientação de funcionários da prefeitura.

O objetivo é realizar levantamento da situação do esgotamento sanitário no município, definir ações e diretrizes para regulamentar a adoção das alternativas viáveis para tratamento de esgoto, salientando que onde viável adotando o sistema individual e viabilizando a gestão dessa solução. Ponto fundamental, segundo os profissionais envolvidos no programa, é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como tanque séptica seguido de filtro anaeróbico.

Então haverá um levantamento da situação das residências quanto ao esgoto, onde através das agentes comunitárias de saúde nos próximos dias será iniciada a aplicação de questionário em todas as residências da área urbana do município.

“É importante salientar que não haverá multa ou qualquer outro tipo de punição seja qual for o sistema existente na residência. O levantamento é para identificar a situação atual e possibilitar definir políticas de saneamento no município para o esgoto, buscando solucionar problemas e realizar a gestão do esgotamento sanitário, além de aprovar perante a promotoria, a continuidade e ampliação da adoção do sistema individual de tratamento de esgoto, onde cada casa possuí sua fossa”.

Conclamamos a população para que informem a real situação do sistema de esgoto residencial existente, repassando às agentes de saúde as informações corretas. “Esse levantamento nos dará suporte e direcionamento para investimentos que venham a ser necessários na área do saneamento básico, sempre no intuito de garantir melhor qualidade de vida da população”.