Município discute implantação da COMPDEC e criação do FUNMDEC

Na manhã do dia 11 de outubro, o Prefeito Municipal de Tigrinhos Rudimar Francisco Guth esteve reunido com o coordenador regional da Defesa Civil, Rogério Golin e com o coordenador municipal da Defesa Civil do município de Tigrinhos, Maicom Bruxel.

Na oportunidade, foi tratada como assunto principal, a implantação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) em Tigrinhos.

A Defesa Civil é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistencial e reconstrutivas, destinadas para evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. Conforme o atual coordenador municipal, Maicon Bruxel, a COMPEDEC constitui órgão integrante do sistema nacional de defesa civil e é composto de um coordenador, conselho municipal, secretaria, setor técnico e setor operativo.

Na oportunidade foi discutido também sobre a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Tigrinhos- FUNMDEC, sendo que o mesmo terá como funções administrar recursos financeiros, cumprir as instruções e executar as diretrizes estabelecidas pela COMPDEC, prestar contas da gestão financeira, desenvolver outras atividades atribuídas pelo chefe do Executivo e que sejam compatíveis com os objetos do FUNMDEC.

Alguns equipamentos foram disponibilizados para o município pela Defesa Civil, e já se encontram em uma sala anexo á Prefeitura. Os equipamentos recebidos compreendem um microcomputador intel 13, com monitor de vídeo LCD 18 polegadas, sistema operacional Windows 7, uma câmera fotográfica digital, uma impressora multifuncional  com wireless, um GPS, duas trenas de 50 metros, 5 capas de chuva, um televisor tela plana de 42 polegadas e cinco pranchetas acrílicas. Essas doações visam fortalecer os órgãos locais de proteção e Defesa Civil e tornar mais ágil o atendimento de pessoas afetadas por calamidades.