Turmas do maternal III trabalham o tema: Conhecendo os Animais.
Partindo da sequência didática Conhecendo os animais as turmas do Maternal III “A” e “B”, das professoras Jane Timm Andretta, Marcia Adriani de Oliveira e estagiária Danubia Guisoni, oportunizaram as crianças vários momentos de Contação de História, dentre eles o que mais chamou atenção das crianças foi a História “A Menina e o Pássaro Encantado”, que foi contado com fantoches e depois as crianças confeccionaram e enfeitaram os fantoches da menina e do pássaro encantado que foi levado para casa juntamente com a cópia da história, possibilitando assim momento de contação de história entre a família.
O objetivo da sequência didática foi desenvolver uma consciência ambiental e conhecer diversos tipos de animais, principalmente os animais de estimação, permitindo assim, a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto aos animais, instigando as crianças o cuidado com os animais e seu habitat natural e também modelar animais e brincar com massinha de modelar; Cantar com as crianças músicas envolvendo, explorando os animais; Construir valores e espírito de cidadão preocupado com o bem-estar dos animais; Caracterizar diferentes animais quanto a seu habitat, alimentação e suas características específicas;Pinturas livres e ou direcionadas; Confecções de painéis coletivos; Imitar os mais diversos animais, frisando o seu som;Oportunizar o contato com alguns animais;Conhecer e nomear animais;Valorizar animais e seu habitat natural;Ampliar o vocabulário;Ouvir e recontar histórias; Envolver a família, mandando para casa uma caixa, que voltou para a escola com foto, desenho ou fantoche do animal de estimação do aluno.
As atividades desenvolvidas foram: Roda de conversa sobre os animais de estimação; Música “Animais de Estimação'( Patati e Patata), ouvir, cantar, dramatizar e construir um painel coletivo com recorte de animais, desenho e dobradura;Passeio no bairro, para observar os animais de estimação;Painel com desenho do passeio;História “A Menina e o Pássaro Encantado”, ouvir e enfeitar dois fantoches sobre a história para levar para casa com a história impressa junto;História “Pássaro sem cor”, ouvir a história depois construir com eles um fantoche de pássaro com rolo de papel higiênico.Pesquisa com a família do animal de estimação, depois construiram um gráfico;Painel coletivo com os animais que vieram dentro da caixa de cada um;História “Um Amor de Cachorro”, ouviram e depois construiram uma dobradura;Portfólio ilustrando cada animal que vem dentro da caixa individualmente, com desenho, recorte, colagem, tinta e dobraduras.