Curso de GTA foi realizado em Tigrinhos

O SENAR ,  Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Agricultura, promoveram no município de Tigrinhos, o segundo treinamento para emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA.

O treinamento foi ministrado pela instrutora do SENAR, Suzana Barivieira e contou com a colaboração da CIDASC, através da médica Veterinária Graciele Oleque que palestrou sobre as doenças que acometem nossa pecuária bovina, tratou da Tuberculose e Brucelose, preocupação com sucessivos casos surgindo em nossa região e com diversos agentes de transmissão e altamente contagiosa para humanos.

O treinamento que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal no último dia 31 de março,  além de alertar sobre os riscos de contato com esses agentes transmissores foram capacitados  oito produtores para emitir seu próprio GTA. A equipe Técnica da Secretaria de agricultura composta pelo médico veterinário Willian Pasqualotto , engenheiro Agrônomo Francisco Ferrari e Técnico Volnei  da Silva, também fizeram parte da equipe capacitada.

O curso teve uma avaliação positiva, possibilitando o acesso a essa ferramenta, que somente necessitam de senha que será habilitada pela CIDASC, a importância de agilizar o trânsito de animais, tanto para transferência quanto para abate nos frigoríficos, além de contribuir para a rastreabilidade dos animais. Um ponto importante e que acendeu o sinal de alerta foi o grande número de animais acometidos de Brucelose e Tuberculose na nossa região. Outra questão preocupante que trata de saúde pública com a instalação dessas doenças contaminando familiares e tendo conseqüências desastrosas como sacrificar animais com prejuízo para a indústria e perda de patrimônio e receita da propriedade.