Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa tem continuidade no município de Tigrinhos

Após reuniões com o Prefeito Rudimar Francisco Guth, Secretária de Educação Professora Vera Lucia Baczinski, Orientadora de estudos Professora Iara Gohlke, visitas as Professoras Alfabetizadoras e convites as demais Professoras, teve início no mês de outubro de 2016, a Formação do Programa Nacional de Alfabetização na  Idade Certa ano 2016, no Município de Tigrinhos, onde além das quatro professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano  dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, conta com a participação de  mais sete professoras cursistas de outras turmas dos Anos Inicias  e da Educação Infantil, o que evidencia a importância do PNAIC para as demais turmas e níveis de ensino. A realização do Programa do Pnaic no município de Tigrinhos, bem como sua execução vem acontecendo desde o ano 2013 e neste ano de 2016 está sendo de efetiva dedicação e comprometimento.

Foi elaborado cronograma para a formação, discussões e organização do Pacto, com mais evidencia para realização e preenchimento de diagnóstico de resultados de aprendizagens das turmas do ciclo de alfabetização para posterior análises e elaboração de ações para que todas as crianças alcancem os objetivos e os direitos de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática  até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Através de Web Conferência sobre o Pacto/2016, esclarecimentos e orientações  são repassados para o bom andamento do Programa.  No Sistema SIMEC, o Programa SISPACTO é monitorado de acordo com as orientações do PNAIC, onde  orientadora de Estudos e Professoras Alfabetizadoras estão cadastradas.

De acordo com a Orientadora de estudos Iara Gohlke para o ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa prevê o Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.  A Formação docente é desenvolvida em parceria com as Secretarias de Educação e Governos Municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.