Programa Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Tigrinhos

A equipe de saúde bucal do município de Tigrinhos é composta por uma Cirurgiã Dentista e uma Auxiliar de Saúde Bucal.

As atividades desenvolvidas pela equipe ocorrem dentro da unidade e fora dela. São realizados atendimentos clínicos na unidade de saúde de segunda a sexta-feira. Nas terças e quintas ocorre o atendimento das crianças nas escolas do município até a sexta série. Nas sextas-feiras crianças de zero a quatro anos são atendidas e nos outros dias agendamento para o restante da população.

No inicio do ano de 2010 foi realizado o índice CPO-D nos escolares do município e obteve-se como resultado 1,95% de dentes cariados, perdidos e obturados, um valor considerado bom dentro deste índice. Esta coleta é realizada todo inicio de ano para o planejamento de ações ao longo do ano. Em cima destas ações desenvolvemos escovação supervisionada nas escolas e bochecho fluoretado, palestras educativas, e vídeos de orientação são repassados para os estudantes de acordo com a faixa etária. São distribuídas escovas dentais, cremes e fios dentais duas vezes ao ano, no inicio do ano letivo e após as férias de julho ou conforme a necessidade da criança.

A clínica materno-infantil que funciona principalmente nas sextas-feiras abrange crianças de zero a quatro anos, onde as mães recebem orientações de higiene bucal para realizar nos bebês. Estas crianças são examinadas e as orientações são realizadas de acordo com cada caso.

As crianças maiores com problemas de saúde bucal já instalada são atendidas para adequação e correção destes, sempre enfatizando a prevenção. Nesta clínica as mães recebem kits de higiene infantil de acordo com a idade das crianças.

Para os menores de um ano que não possuem dentes, são distribuídas dedeiras de silicone, já para os que apresentam dentes, escovas dentais e cremes sem flúor ou com flúor.

Contamos ainda com o apoio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), em Chapecó que é a nossa referência para próteses dentais. Encaminhamos neste ano 18 pacientes. Já para o CEO de Pinhalzinho que é a nossa referência para Endodontias, Cirurgias e Periodontias encaminhamos um total de 20 pacientes.

Próteses Dentárias.

Para atender ao grande número de pessoas, principalmente da terceira idade, com sérios problemas em suas arcadas dentárias, a Secretária Municipal de saúde implantou no início de 2009, um programa de próteses dentárias.

Foi elaborado um cadastro e até esta data 279 pessoas se inscreveram. O atendimento iniciou-se pelos casos mais urgentes.Do total de pessoas inscritas, 151 já foram atendidas no setor de odontologia do Centro Municipal de Saúde, recebendo tratamento e encaminhadas para realização das próteses dentárias.

A quantidade de próteses realizadas é de 250. O valor investido pela Secretaria Municipal de Saúde é de R$ 43.995,00.Ainda falta atender 128 pessoas que se inscreveram no Programa de próteses dentárias. Nossa meta é atender a todas até o final de 2011 ou meados de 2012, dependendo dos recursos financeiros.

Sendo assim com todas estas atividades, buscamos atingir toda a população e adequar à saúde bucal dos munícipes de Tigrinhos…