12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

As representantes de Tigrinhos, Diana Ripplinger e Marcia Adriani de Oliveira, participaram como delegadas da 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Piratuba/SC de 15 a 17 de agosto. O evento reuniu vozes de todas as regiões do Estado para discutir os impactos da pandemia de Covid-19 nos jovens, explorando cinco eixos temáticos cruciais:

I. Promoção e Garantia dos Direitos Humanos em Contexto Pandêmico e Pós-Pandemia: Explorando as estratégias para assegurar que as crianças e adolescentes tenham seus direitos fundamentais protegidos mesmo em tempos desafiadores.

II. Enfrentamento das Violações e Vulnerabilidades Pós-Pandemia: Analisando como a pandemia expôs vulnerabilidades e desafios para os jovens e discutindo abordagens para enfrentar essas questões.

III. Ampliação da Participação Juvenil em Políticas Públicas: Destacando a importância de incluir a voz da juventude nas decisões que afetam suas vidas, tanto durante como após a pandemia.

IV. Participação da Sociedade na Defesa dos Direitos: Explorando o papel da sociedade na promoção, execução, gestão e controle das políticas públicas, adaptando-se ao cenário pandêmico.

V. Garantia de Recursos para Políticas de Proteção: Discutindo como manter o financiamento adequado para políticas destinadas a crianças e adolescentes diante dos desafios econômicos decorrentes da pandemia.

O terceiro e último dia da conferência foi reservado para a Plenária Final, um momento de destaque onde as prioridades discutidas ao longo do evento foram apresentadas e deliberadas. Com a dedicação de todos os participantes, a conferência representou um passo significativo na construção de um futuro mais resiliente e igualitário para a nova geração.