Atividades do Pnaic envolvem professores da rede municipal de ensino

No dia 12 de agosto no Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef aconteceu mais uma etapa da capacitação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC.

Na oportunidade estiveram presentes a Secretária de Educação Vera Lucia Baczinski e juntamente com o grupo a Coordenadora Local Marcia Adriani de Oliveira e a Orientadora de Estudos Iara Gohlke entregaram para as cursistas uma camiseta como forma de agradecer o empenho e a dedicação do grupo e confraternizaram com um jantar.

Neste dia aconteceu a entrega de uma atividade prática voltada para a Linguagem da Matemática que foi a mandala, confeccionada com o objetivo de trabalhar geometria, criatividade, linhas e retas, figuras geométricas, como desenvolver a atividade de concentração e atenção, bem a pesquisa, pois cada cursista necessitou pesquisar o significado de cada mandala e o que ela representa. Na sala de aula os alunos também tiveram a oportunidade de fazer e criar a sua própria mandala desenvolvendo habilidades matemáticas de maneira criativa. O grupo também refletiu sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita, a diversidade de gêneros textuais os quais enriquecem e ampliam o contato do aluno com a cultura letrada, sendo que na disciplina de Geografia também são muito usados os gêneros textuais como mapas, gráficos e escalas, contribuindo para tornar a apropriação do conhecimento mais rica.

De acordo com os cadernos de Estudos do Programa, a transposição do eu para o mundo é um processo que se inicia nos primeiros anos da vida da criança, mas a leitura do mundo e a compreensão de sua dinâmica, seus códigos e as suas relações, precisam ser construídas nos primeiros anos da vida escolar. A orientadora de estudos Iara Gohlke conta que o domínio dos conhecimentos linguísticos dizem respeito aos conhecimentos sobre o sistema alfabético e convenções ortográficas e ajudam a construir sentido nos textos, coesão textual, pontuação, paragrafação, concordância.

As cursistas debateram sobre a Importância da poesia nas atividades de sala de aula, sendo uma maneira mais atrativa para desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, pois leva a expressar e refletir sobre as emoções .