Teste do Censo do IBGE inicia em Tigrinhos
Com início na última quinta-feira (4) e término no dia 26 deste mês, o Teste nacional para o Censo 2022 ocorrerá em uma localidade de cada uma das 27 Unidades da Federação. Em Santa Catarina a escolha foi Tigrinhos, no Oeste, localidade que teve sua colonização iniciada em 1945 e o status de município reconhecido exatos 50 anos depois, em 1995.
Os testes consistem em um recenseamento casa a casa no mesmo modelo do Censo, com uso de sistemas e equipamentos de coleta, treinamento dos recenseadores, pesquisa de características do entorno dos domicílios, modelo misto de entrevistas (presencial, por internet e por telefone). Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.
O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir do ano que vem. Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Tigrinhos, com economia voltada à agropecuária, fica a nove horas de carro da capital, Florianópolis. Com 1.757 habitantes no Censo 2010, era o 289º município catarinense em população. Em termos de PIB per capita, porém, estava à frente de quase cem municípios, ficando na 198ª colocação no estado. Segundo as estimativas do IBGE para 2021, Tigrinhos tem 1.606 habitantes. Para a coleta, o município está dividido em seis setores censitários, que serão percorridos por seis recenseadores.
Em todas as localidades dos testes para o Censo serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019.
Como verificar a identidade dos entrevistadores Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar o DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.