Tigrinhos foi contemplado com Projeto Piloto Comunidades Rurais Digitais
O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca promoveu no dia 02 no auditório da Prefeitura Municipal de Tigrinhos, o anúncio da aprovação e contemplação do Projeto Piloto Comunidades Rurais Digitais, do programa Santa Catarina Rural. O mesmo foi anunciado na presença do Prefeito Rudimar Francisco Guth, vice-prefeito Neri Arnoldo Neu, assessores, secretários municipais, vereadores, técnicos da saúde, educação e agricultura, além da população em geral.
O Projeto Piloto Comunidades Rurais Digitais – SC RURAL – TIGRINHOS, SC- RURAL, também denominado Microbacias III, financiado pelo banco mundial e contrapartida do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca é de forma gratuita para o município. Prioridade de instalação são municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, e objetiva a Inclusão Digital dos jovens rurais com sustentabilidade.O valor disponibilizado é da ordem de R$ 250.000,00.
Uma comissão municipal foi formada para definição das prioridades, com representantes da educação, agricultura e comunidades para planejar e priorizar os atendimentos para ter a maior amplitude possível e dar sustentabilidade ao sistema que segundo os técnicos o sistema a ser instalado é muito mais que acesso a internet e telefonia, ou seja, é um Sistema Embarcado de Recursos aonde comporta sistemas de monitoramento com câmaras, iluminação pública, inclusão digital e disponibiliza 100 comunicações instantâneas.
O projeto prevê a instalação de três torres principais com altura média de 30 metros e extensões, para levar internet e telefonia no perímetro rural e urbano, com instalação e manutenção gratuitas por um período de dois anos. A finalidade é a Inclusão Digital dos jovens rurais, coordenado pela Gerência Tecnológica da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca gerenciada pelo Senhor Diego Koller, sendo representado no município pelos Técnicos Operacionais Samara Freitas da Silva, Marcos Vinícius Vanzin, engenheiro Agrônomo Cantú e Cristiano Froeder consultor do banco mundial. O estudo de viabilidade técnica foi realizado pela equipe juntamente com os técnicos municipais da Agricultura e EPAGRI,onde demarcaram os pontos da três principais torres, com uso de imagens de satélite; que terão uma altura média de 30 metros, sendo instaladas na Linha Cabeceira de Tigrinhos, Linha Lajeado Tigre e proximidades da Linha Boa Esperança, tendo alcance de até 10 km de raio.
O prefeito e todos seus colaboradores ficaram muito satisfeitos com mais essa conquista, pois além de ser um projeto sustentável é algo que vai atrair mais uma série de projetos estruturantes e auxiliar na qualidade de vida e desenvolvimento do município.