Município decreta situação de emergência devido a estiagem
A administração municipal, decretou Situação de Emergência por Estiagem (COBRADE – 1.4.1.1.0), por meio do decreto n°266 de 05 de maio de 2021. A estiagem decorreu de um período prolongado de baixa pluviosidade presenciada há mais de 90 dias em todo território do município, especialmente nas áreas rurais.
Os meses de fevereiro e abril foram os meses de menor incidência de chuvas, com chuvas muito abaixo da média histórica esperada, o que resultou no exaurimento de fontes de água e nascentes. Outros reflexos são as perdas consideráveis nas lavouras tardias de milho, soja, além de pastagens.
Além disso, a escassez de água para o consumo animal, principalmente de aviários em produção e criação de gado de corte e leite resultam em torno de 10 milhões de reais de prejuízos econômicos aos produtores, conforme informações da Epagri e Secretaria de Agricultura. Além disso, a restrição de chuvas ocasionou a falta de água para consumo humano em algumas comunidades.
Com a chegada das caixas de agua da Defesa Civil, o munícipio pretende contribuir ainda mais no abastecimento de água, para isso, a prefeitura já lançou o edital para a compra dos materiais para instalação do sistema de bombeamento de água do poço artesiano localizado no terreno aos fundos da Prefeirtura.
Destacamos que no mês de abril, a prefeitura municipal abasteceu 6 famílias do interior com água para consumo humano e mais 20 propriedades para abastecimento de água para os animais.
A administração municipal pede para que a população economize água e racionalize o uso para evitar que a situação se agrave.