A Rede Municipal de Ensino do Município de Tigrinhos retorna as aulas

No dia 18 de fevereiro de 2021 as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino retornaram as aulas para o ano letivo de 2021, de maneira Hibrida.

O atendimento é desde as turmas dos berçário até o 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental será de 50% dos alunos nas escolas e 50% dos alunos em casa alternando-se em sete dias, também é oferecido o ensino 100% on-line para as famílias que assinaram o Termo de Responsabilidade.

De acordo com a Secretária de Educação Estela Regina de Lima Schafer todos os cuidados estão sendo tomados, e as medidas sanitárias e protocolos sanitários conforme Portaria Conjunta número de 983 do Estado e PlanCon Municipal e PlanCon Escolar estão regrando o retorno das atividades escolares. Foi adquirido e disponibilizado dispenser de álcool gel, totem de álcool gel em pontos estratégicos das Unidades Escolares inclusive nos ônibus do Transporte Escolar.

A temperatura é aferida no ponto de embarque dos alunos e com a temperatura 37,8º não será permitido o embarque nos ônibus, por isso é necessário que os pais ou responsáveis estejam acompanhando os filhos no embarque, pois se o aluno ter febre a família terá que acompanha-lo ao retorno para casa e encaminhar a Unidade Básica de Saúde.

Para aumentar os cuidados com a mitigação do Vírus foi adquirido acrílicos para as mesas dos alunos da Educação Infantil, lixeiras com pedal, máscaras para uso de alunos e funcionários, tapete sanitizante e secante, barreiras para separa entrada e saída das escolas, adesivos informativos para demarcar distanciamento de 1,5 metros, material informativo e medidas de proteção, álcool 70%,alcool gel face schield para professores e motoristas, termômetro digital infra vermelho, adesivos para manter distanciamento social de 1,5 capacitação para professores e demais servidores, capacitação para motoristas do Transporte Escolar.

O município está disponibilizando 6 máscaras de tecido conforme Portaria número 224 que orienta com relação as máscaras de tecido, a Secretária solicita para que os pais ou responsáveis conscientizem seus filhos acima de 2 anos de idade sobre a importância do uso de máscara e enfatiza que aluno sem máscara não embarca no ônibus e nem assiste aula.

Junto com as máscaras foi enviando um frasco com hipoclorito e um manual de como fazer a correta higienização das máscaras. As 6 máscaras serão de inteira responsabilidade dos pais e serão para o ano letivo de 2021.

Outro ponto a destacar é que é proibida a entrada dos pais ou responsáveis no âmbito escolar para mitigar o contágio tanto dos profissionais da educação quanto dos alunos e é solicitado aos pais de alunos que moram nas proximidades que neste momento de Pandemia tragam seus filhos para a escola, tornando-se mais seguro e evita sobrecargas e atrasos, pois o transporte também necessita de distanciamento mínimo e higienização para cada trajeto realizado.

Foi disponibilizada no site do município e nos grupos de WhatsApp cartilhas informativas dos retornos nas escolas municipais inclusive dinâmica de como será servido lanche para os alunos.

Tudo foi preparado tudo com muito cuidado e zelo para receber todos os alunos.

A Secretária ainda destaca que estamos retornando de modo presencial e não estamos voltando ao normal, por isso haverá alunos chegando mais tarde na escola, chegando mais tarde em casa, mais faremos o possível para atender com segurança.