Herbert Bartz é homenageado por crianças tigrinhenses

O curso de Agronomia da Unoesc, em parceria com a Epagri, Cooperativa Auriverde e o Grupo de Pesquisas de Solos e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Santa Catarina(Udesc),com o apoio da Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina(Fapesc); Fundação Agrisus ;Prefeituras de Tigrinhos e Maravilha; Revista Plantio Direto e Sicoob Credial promoveram o Encontro Regional de Plantio Direto.

Foram dois dias de confraternização entre agricultores, técnicos agrícolas, acadêmicos. O ato de abertura foi realizado no dia 08, no Maravilhas Park Hotel. E no dia 09, pela manhã aconteceu o dia de campo na Fazenda Santa Fé, município de Tigrinhos. Primeiramente aconteceu o descerramento da placa alusiva aos 30 anos do plantio direto. O evento contou com a presença do pioneiro do plantio direto no Brasil, Herbert Bartz.

Após o ato, o presidente da câmara de vereadores de Tigrinhos, Fernando Martim entregou á Bartz uma placa em homenagem ao trabalho prestado no desenvolvimento da tecnologia no Brasil. O proprietário da Fazenda, Sérgio Luiz Thumé, recebeu também homenagem pelo pioneirismo do plantio direto na região de Maravilha, recebendo assim uma placa do secretário da agricultura de Tigrinhos, Antonio Marcos Grunwaldt.

Em seguida, o pioneiro Herbert Bartz recebeu uma homenagem de um grupo de alunos, onde cada criança abraçou Bartz cumprimentando-o por cada ano de dedicação e trabalho com o plantio direto no Brasil. Herbert se sentiu muito emocionado e agradeceu pelo carinho e respeito do povo de Tigrinhos.

De acordo com o secretário Antonio,é um orgulho muito grande ter recebido em nosso município uma pessoa tão especial como Herbert Bartz. Levando em consideração a importante contribuição que teve para o futuro de nossas crianças, graças ao seu trabalho desenvolvido através do Plantio Direto. O secretário avaliou o evento como altamente positivo, com palestrantes de alto nível de conhecimento, que trouxeram assuntos que vieram de encontro com as nossas dúvidas.Em torno de 600 pessoas estiveram na Fazenda Santa Fé, contando com visitantes de várias regiões do Sul.