NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CASO DE COVID-19

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Tigrinhos, vem por meio desta nota de esclarecimento, informar que todas as ações implementadas e decisões tomadas pelos profissionais estão alinhadas com o que determina o Ministério da Saúde, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), e IV Regional de Saúde.

Contudo, é de conhecimento de todos que as informações se modificam rapidamente. Quem acompanha as notícias, percebe que até mesmo nos pronunciamentos oficiais as informações divergem, mudam. Vimos durante esse período, ministros, governadores e secretários com dificuldades de tomar decisões uma vez que até o momento traz dificuldades nunca antes enfrentadas.

Nós, profissionais da saúde aqui do município de Tigrinhos, também não estamos livres dessas dificuldades.

Na notícia veiculada ontem, o desencontro de informações se deu pela modificação na divulgação as notificações que aconteceram concomitantemente ao desenrolar do caso na Unidade Básica de Saúde – UBS, isto é, no momento que era feita a atualização dos casos aqui do município, também ocorria essa mudança na divulgação dos casos no sistema de informação. Assim, os profissionais também foram pegos de surpresa ao perceberem que, em virtude da mudança o caso havia sido classificado como “confirmado para Coronavírus”.

Ocorre que em nosso município, temos paciente que retornou de viagem e em diálogo com a Regional de Saúde, foi aplicado o Teste Rápido (adquirido pelo município), constando IGG (anticorpo produzido pela infecção) positivo para Coronavírus, que significa que a infecção é antiga, ou seja, esse paciente teve contato com o vírus a mais tempo. O procedimento está correto, baseado nos protocolos do Ministério da Saúde, portanto o caso será apenas notificado por Tigrinhos, já que é o município de residência, mas o vinculo de contágio é com o país para o qual o paciente viajou. O paciente está bem, tendo retornado considerado curado para o município. Nesse sentido, até aquele momento (na segunda-feira, dia 27 de abril), o caso não contaria como positivo, por isso não constava no Boletim emitido pelo município, mas com o passar das horas e a mudança na regra de divulgação constou para a Regional e para o Estado, gerando a confusão a que ficamos submetidos.

Assim apesar do esforço empreendido anteriormente para preservar as pessoas e assegurar o sigilo, diante do inesperado, houve um atropelo de informações, causanso uma avalanche de questionamentos, sendo necessário, neste momento, pedir desculpas publicamente aos envolvidos, caso as notícias possam ter causado algum mal estar. Além do mais, todas as intervenções necessárias para garantir o isolamento e os cuidados demandados pelo sujeito foram prestados.

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso de manter a transparência e a disponibilidade para enfrentarmos a Pandemia. Vamos trabalhar sempre para melhorar as informações prestadas e manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos com o trabalho criterioso dos profissionais. Ainda estaremos sempre à disposição para correções quando necessário, e principalmente empenhados em trabalhar para conter a disseminação do vírus em nosso município e prestar o melhor atendimento às demandas da população. Reforçamos que a confusão na data de ontem foi apenas relacionada a um número, e não ao cuidado dirigido as pessoas. Os esforços da Administração Municipal e da Secretaria de Saúde ocorrem no sentido de garantir o cuidado e bem estar da população, não medindo esforços nesse momento de Pandemia.

Finalizando, orientamos que a população mantenha as medidas de isolamento social amplamente divulgadas, preservando sua própria saúde e da comunidade Tigrinhense.

(Em anexo áudio da Secretária de Saúde Izoldi Avani Zilke)