Recomendações de saúde – COVID-19

Informamos que em razão da situação do coronavírus no Brasil e em Santa Catarina a Unidade Básica de Saúde modificou a rotina de atendimento. Fica determinada, no município de Tigrinhos, a suspensão das atividades abaixo por um período inicial de 30 dias.

-Cancelados pequenas cirurgias eletivas.

-Cancelados agendamentos de rotina, exemplo: mostrar exames que não tenham urgência; lesões de pele de longa data; avaliação da visão; consulta de rotina, entre outros.

-Cancelado atendimento odontológico de rotina, somente urgência e emergência.

-Cancelado atendimento de rotina das crianças (puericultura).

-Cancelado transporte de pacientes para procedimentos eletivos (não urgentes), assim como transporte coletivo nas terças e quintas feiras.

-Canceladas os atendimentos de reiki, massoterapia, Yoga, atividades físicas, como pilates, funcional, grupo hipersaúde, zumba, entre outros.

-Canceladas visitas domiciliares eletivas das Agentes Comunitárias de Saúde e demais profissionais.

-Cancelado coleta de exames laboratoriais a partir do dia 20/03/2020.

-Cancelados atendimento da nutricionista.

-Atendimento do Ginecologista, Drº Valdir, apenas situações de urgência.

-Atendimento de fisioterapia e psicologia até o momento estão mantidos os em casos urgentes, ou com necessidade de manutenção do cuidado.

-Gestantes serão atendidas conforme necessidade e indicação.

-Vacinação segue sem alteração, porém a pessoa deve evitar a circulação dentro da unidade de saúde.

Pessoas com sintomas respiratórios (febre, tosse, mal estar, coriza, falta de ar, entre outros) serão atendidos na prefeitura municipal, devem entrar pelo AUDITÓRIO (fundos), onde terão os sinais vitais verificados e aguardarão por atendimento médico. Na chegada retirar e utilizar máscara cirúrgica descartável. Essas medidas serão adotadas a fim de evitar exposição dos demais.

ATENÇÃO AOS CUIDADOS INDISPENSÁVEIS

-Manter ambiente sempre ventilado

-Mantenha distância de pessoas doentes

-Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço descartável

-Na falta de um lenço, use o antebraço, nunca as mãos!

-Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e passar álcool gel 70%

-Evitar lugares aglomerados e/ou fechados

-Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz

-Utilizar lenço descartável para higiene nasal

-Não compartilhar objetos de uso pessoal

-Evitar deslocamentos enquanto a pessoa estiver doente

-Não compartilhe objetos de uso pessoal

-Não compartilhe o chimarrão

-Saia de casa apenas se realmente necessitar

Se você teve contato com algum caso confirmado de coronavírus, viajou para o exterior ou lugares com circulação da doença comunique obrigatoriamente a Secretária municipal de saúde e adote isolamento domiciliar.

ATENÇÃO

A Unidade de Saúde estará em regime de urgência. Procure a unidade apenas se realmente necessitar. Dúvidas e informações entrar em contato pelo fone (49) 36580049 ou 49 36580066. Situações que envolvam atendimento de urgência ligar (49) 984379610 ou (49) 984326364 (whatsapp).