Encerramento do grupo Viva Leve
Juntamente com o processo de globalização passou-se a ter modificações no padrão alimentar, que tem como base da sua alimentação ingestão de alimentos de alta densidade energética, ricos em açúcares simples, gordura saturada, sódio e conservantes. Uma das consequências desse processo é a obesidade, que devido a altos índices de nos últimos anos pode ser considerada uma epidemia global.
Pensando nisso, foi desenvolvido e coordenado pela nutricionista Mayara Bolfe durante o ano de 2019 na unidade básica de saúde de Tigrinhos, o Projeto Viva Leve. Que tinha como objetivo estimular a pratica de hábitos alimentares saudáveis e pratica de atividade física.
Foram realizados encontros mensais, multiprofissionais onde eram abordados temas como: pratica de atividade física, alimentação saudável, autoestima, motivação, automedicação, remédios para emagrecer, PICs, PANCs, entre outros assuntos. Além disso, as participantes realizavam pratica de atividade física 2 vezes na semana, coordenada pelo professor Muxinga.
A terapia em grupo, para indivíduos com excesso de peso nas unidades básicas de saúde é uma alternativa viável para auxiliar no controle do peso corporal e na redução de riscos cardíacos e ainda associado como estratégia para melhoria dos hábitos alimentares.