Sequencia Didática Rolamentos e Cambalhotas

   Nas aulas de Educação Física a Professora Maraisa de Vargas esta desenvolvendo uma sequencia  didática Rolamentos e Cambalhota com as turmas de maternal II A e B e Maternal III B.

   As atividades vêm com o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento no campo de experiência Corpo Gestos e Movimentos, (EI01CG02) experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

   Diversas atividades foram realizadas a fim de introduzir a modalidade de Rolamento e Cambalhota. Esta atividade tem como objetivo de: organizar o corpo no espaço; desenvolver seu próprio ritmo; descobrir o seu corpo e o do outro; testar e inventar movimentos; impulsionar o corpo; auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e no desenvolvimento motor.

   Ensinar rolamentos e cambalhotas faz parte do planejamento da Educação Infantil, porém em cada idade de uma forma, sendo introduzido aos poucos e conscientizando a criança do movimento conforme seu desenvolvimento.

   Diversos materiais são utilizados para introduzir o movimento que futuramente deverá ser aprimorado em anos seguintes.

   O rolamento popularmente chamado como cambalhota esta inserido em diversos esportes, tais como; ginástica, artes marciais, natação, entre outros.

   A cambalhota com a passar do tempo se torna uma atividade normal, e as crianças passam a pratica-las em suas horas de lazer como uma atividade prazerosa.