Projeto na Medida Certa Escolar Kids

No dia 22 de maio de 2019, na sala de reuniões da prefeitura, aconteceu o primeiro encontro do projeto na medida certa escolar Kids, esta realizada com os pais dos escolares, pois, entende-se que este tema deve ser abordado no contexto familiar, que são os responsáveis pela aquisição e disponibilidade de alimentos para a criança; além de, os pais serem exemplos do comportamento alimentar a ser adotada pela criança. O projeto foi criado em parceria com o PSE – Programa Saúde na Escola que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Dessa maneira os alunos da rede municipal de ensino passam por avaliação antropométrica semestralmente, realizada pelas nutricionistas do município, onde é aferido o peso e estatura e posterior feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para assim avaliar o estado nutricional dos escolares.

O projeto na medida certa escolar kids surgiu da necessidade de estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, visando ao bem-estar e à reeducação alimentar por meio de atividades lúdicas. Essas as atividades serão realizadas todas em grupo e coordenadas pelas nutricionistas do setor da educação Franciele e do setor da saúde Mayara. Serão realizados encontros 1 vez por mês com todos os escolares com risco aumentado de sobrepeso e obesidade, conforme faixa etária e dividida em três categorias: Ensino Fundamental, Pré Escola e Creche. Uma alimentação saudável na infância trás diversos benefícios previne muitas doenças (como obesidade, colesterol, diabetes mellitus, desnutrição e anemia), auxiliando no correto crescimento e desenvolvimento das crianças, além de melhorar o aprendizado e o rendimento escolar.