Trabalhos do Pnaic são expostos em evento cultural
No dia 19 de novembro, o Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef realizou a conclusão de oito horas do I Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa ( Pnaic). Na ocasião teve exposição cultural e amostra pedagógica das atividades realizadas pelos alunos e professoras. A primeira etapa do Seminário Intermunicipal aconteceu no dia 14 de novembro, no município de São Miguel da Boa Vista envolvendo três municípios: Tigrinhos, Flor Do Sertão e São Miguel Da Boa Vista.
Neste dia foram expostos trabalhos dos alunos, além de apresentações a partir de obras literárias estudadas, objetivando melhorar o processo da alfabetização e escrita. Na oportunidade aconteceram os relatos da Orientadora de Estudos Iara Gohlke e Coordenadora Local Márcia Adriani de Oliveira de como aconteceu o Programa no município de Tigrinhos.
Na tarde da última terça-feira estive presente o Vice-Prefeito Municipal Neri Arnoldo Neu, que destacou a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, sendo o mesmo um grande programa que o governo lançou no país, para trazer benefícios aos nossos alunos e também para os professores. “Foi muito bom Tigrinhos participar e realizar todas as etapas do curso, pois os professores melhoraram sua prática de trabalho e nossas crianças adquiriram mais conhecimento.
A Secretária de Educação de Tigrinhos e Presidente do Colegiado de Educação da Amerios Vera Lucia Baczinski, também ressaltou que saber ler e escrever é fundamental e por isso quanto mais preparado estiver o professor melhor será a educação e com mais qualidade ela acontece. Conforme Vera, o Programa lançou um desafio que exigiu estudos e preparação para contribuir na formação de nossos alunos a serem mais críticos, reflexivos e problematizadores. “Tais desafios envolveram um profundo respeito aos profissionais da educação e uma busca constante pelo saber, levando a uma escola cada vez mais inclusiva, articulada com a comunidades onde se inserem”, disse a gestora da educação parabenizando toda a equipe envolvida pelo trabalho em conjunto, participativo e integrador, pela dedicação e envolvimento dispensado nesta caminhada.
A Coordenadora do Centro de Educação Infantil Proinfancia Criança Sorriso, Rachel Simone Farias; a diretora-adjunta da Escola de Educação Básica Osvaldo Ferreira De Mello e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Tania Sandra Honnef Bernhard; representante do ConselhoTutelar, Simone Ne; pais; alunos e professores também estiveram presentes no evento.
As responsáveis pelo Pnaic, Marcia Adriani de Oliveira e Iara Gohlke apresentaram o funcionamento, a importância e a caminhada do mesmo no município. Para isso foram apresentados slides sobre os objetivos, pontos positivos e avanços que o programa promoveu na educação e na aquisição de conhecimento para a equipe docente e turmas de alunos. Além disso teve exposição das atividades desenvolvidas durante o ano de 2013, pelas onze professoras cursitas. Por meio dessa ação foi possível mostrar que a alfabetização e o letramento são fundamentais no desenvolvimento da aprendizagem infantil.
Para abrilhantar a tarde as turmas apresentaram aos pais e demais autoridades apresentações culturais, a partir de obras literárias e gêneros textuais estudados durante o ano. Teve a dramatização da história “O trem de Alagoas”, com a turma do 1º ano 1; o teatro “O mais bonito”, com a turma do 1º ano 2;a dramatização “As economias de Maria” com a turma do 2º ano; a apresentação da história “A casa das dez Furunfunfelhas” com a turma do 3º ano; o teatro “Os Dez Sacizinhos” com a turma do 4º ano; o teatro “Romeu e Julieta” com a turma do 5º ano 1; e a dramatização da história “Tanto, tanto…” com a turma do 5º ano 2.
A orientadora de estudos Iara destaca, que foi gratificante ver a atenção que os pais e familiares deram as ativifades expostas, ao visualizar o que foi estudado e confeccionado pelas crianças e professoras durante a formação do Pnaic.
Entre os trabalhos apresentados estiveram: livros, painéis , confecção de objetos com material reciclável, fotos, relatórios, cartazes, maquetes, histórias, cadernos e jogos que foram expostos nas salas de aula e área coberta da escola.