Município recebe equipamentos para fenação

No dia 30 de abril, a Prefeitura Municipal de Tigrinhos recebeu o Kit Fenação, um conjunto de máquinas para a produção de volumoso seco para os animais dos produtores do município. Na ocasião houve a entrega técnica da enfardadeira pela empresa fornecedora aos agricultores, funcionários da secretaria de Agricultura e Administração.

As máquinas foram adquiridas em processo licitatório com recursos próprios no montante de R$116.110,00. Compõe o kit fenação: a Segadeira de discos, implemento que faz o corte da forragem; o ancinho enleirador, o qual revolve a forragem e uniformiza para o recolhimento; e a enfardadeira, equipamento que compacta e uniformiza a forragem para o armazenamento em forma de fardos.

O kit proporcionará aos agricultores aproveitar o excesso de forragem em determinadas épocas do ano, quando a oferta é além da demanda, e armazenar para períodos críticos à falta de alimento (entressafra). Isso permite maior segurança alimentar para o rebanho e economia de recurso com alimentação. Além disso, o produtor poderá comercializar o excedente agregando renda à propriedade rural.

A Administração municipal pretende destinar esses equipamentos para um grupo de agricultores, através de Termo de Cessão de Uso, para que possam administrar seu uso e manutenção. A aquisição de equipamentos para produção de feno vem suprir uma demanda já solicitada pelos agricultores do município, como complementação e alternativa à nutrição animal.