2° OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS FOI REALIZADA EM TIGRINHOS.

A população de Tigrinhos teve no dia 06 de junho a oportunidade de participar da 2° Oficina de Plantas Medicinais com os profissionais Alécio dos Passos e a farmacêutica Viviane Corazza que são referência no assunto no Estado de Santa Catarina, fazendo parte do Projeto Farmácia Viva do Deputado Padre Pedro através de agendamento disponibilizado pelo Sérgio Aosani. Assim as pessoas levaram plantas para identificação e troca de mudas.

Estiveram presentes no evento as autoridades municipais, além de Secretária de Saúde do município de Flor Do Sertão, funcionários públicos de município de Maravilha, conselheiros municipais,funcionários municipais e a população Tigrinhense.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Solange Teske foi um dia de muito aprendizado para todos, troca de experiências e uma oportunidade de expandir essa prática em nosso município, assim a secretária explicou que ainda em 2017 aconteceu a 1° oficina e desde então a secretaria disponibilizou aos profissionais e à comunidade a participação em diversas oficinas sobre plantas medicinais e a visita no horto em Caibi, explicou também que após a 1° oficina os profissionais da área da saúde começaram a receitar algumas plantas para tratamentos nos setores de odontologia, fisioterapia e enfermagem.

Ocorreu também a construção do horto na Escola de Educação Professor Ivo Luiz Honnef realizada pelos profissionais das secretarias municipais e na Escola de Educação Osvaldo Ferreira de Mello da Linha Tigre  foi construído pelos professores,alunos, funcionários e com doações de empresas e da administração pública o 1° horto medicinal do município.

 A administração pública realizará também a reforma da antiga unidade de saúde da Linha Tigre para que seja usado o local para preparo e manipulação das plantas, destacando que esse trabalho em conjunto entre sociedade, escola e poder público é fundamental para o êxito do trabalho. 

Ainda segundo a secretária Solange a partir do dia 5 de julho estarão sendo oferecidas na Unidade Básica de Saúde 9 práticas integrativas das 29 inclusas no SUS, sendo elas Cromoterapia, Reiki com o reikiano Gentil Uberti em todas as terças e quintas-feiras, Auriculoterapia, Acupuntura, Florais e Aromaterapia serão oferecidos nas segundas e sextas-feiras pela coordenadora das PICS (Práticas Integrativas e Complementares) do município a enfermeira Mari Adriana Perondi, assim a profissional sairá do atendimento de rotina nesses dias para se dedicar ao atendimento dessas terapias,o fisioterapeuta Matheus Chitolina estará realizando um curso de Auriculoterapia Ventosa e Draylin para estar aplicando durante as sessões de fisioterapia.

Desde 2017 a Secretaria de Saúde buscou colaboradores para desenvolver diversas Ações e Campanhas no Município e os resultados são excelentes tivemos 2 Ações na área de odontologia em parceria com a Unochapecó, Campanha Saúde Do Homem onde os mais diversos profissionais e empresas participaram, Campanha Saúde Da Mulher, Primeira Oficina Sobre Plantas Medicinais entre Outras, e para este ano estão programadas diversas ações e campanhas, já tivemos uma Ação com a Unochapecó em Odontologia voltada aos idosos, Dia 4 de julho acontecerá a abertura da Campanha Saúde Do Homem com Dr. Bruno Neves  sendo que para o dia 28 de julho está programado o evento de encerramento da campanha com a presença confirmada de um Dermatologista.

Durante o encontro a secretária aproveitou para apresentar e agradecer pessoas que realizaram doações para a Secretaria de Saúde de Tigrinhos, sendo que a família de Sérgio Tomé doou móveis, equipamentos e materiais para melhorias na sala de espera tornando-se mais bonita e aconchegante proporcionando um maior conforto aos pacientes, alguns já estão sendo utilizados pelos pacientes e profissionais outros estão guardados para serem utilizados após a ampliação da unidade.

Também O Sr Solivo realizou a doação de equipamentos ortopédicos que serão emprestados aos pacientes que necessitar. Juntamente com o prefeito Derli de Oliveira e vice-prefeito Milton Huppes, Solange agradeceu as doações.

Segundo o prefeito e vice-prefeito as pessoas são o maior patrimônio do município por isso precisamos trabalhar para o bem de todos e para a saúde da população, as oficinas de plantas medicinais que estão sendo oferecidas com certeza auxiliaram todos os munícipes em vários aspectos e sentidos até mesmo pela economia na compra de medicamentos.

Seguindo a programação da 2° Oficina de Plantas Medicinais, logo após os pronunciamentos e agradecimentos os profissionais Alécio e Viviane palestraram e esclareceram muitas dúvidas sobre plantas, medicamentos e procedimentos que podem ser adotados pela população, no período da tarde os participantes visitaram o horto da escola municipal e também da escola estadual e a Farmacêutica Viviane realizou demonstração de procedimentos com variadas plantas, incluindo a manipulação com argila e preparação de tinturas.