MUNICÍPIO DE TIGRINHOS ADERIU AO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO.
O município de Tigrinhos aderiu ao Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Para entendimento do Programa o grupo de docentes e gestores reuniram-se para estudo dos manuais e das portarias que fundamentam o programa.
O Programa Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos. Da mesma forma, para ser considerado alfabetizado em Matemática, o estudante deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar, resolver matematicamente problemas em diferentes contextos, utilizando-se de conceitos, de procedimentos e de fatos.
No município o programa é desenvolvido na Unidade Escolar Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef com as turmas do 1º e 2º ano, no mês de abril foi realizada a seleção do assistente de alfabetização que irá trabalhar com as turmas cinco horas semanais, sendo que iniciou suas atividades no mês de maio e entre várias atividades destaca-se o acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da Secretaria de Educação e com o apoio da gestão escolar, destaca-se também pelo apoio na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Pela participação do planejamento das atividades juntamente com a coordenação do Programa na escola, também pelo cumprimento da carga horária de acordo com as diretrizes e especificidades do Programa, por auxiliar o professor alfabetizador nas atividades estabelecidas e planejadas por ele.
Outra atividade que o programa apresenta é a aplicação de testes propostos para avaliar os estudantes e têm como objetivo oferecer às unidades escolares as condições para realizarem um diagnóstico acurado das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental.
Com esses testes e seus resultados, torna-se mais produtivo o trabalho do Assistente no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas. A proposta de aplicação dos testes foi construída para auxiliar o trabalho de acompanhamento realizado nas unidades escolares. Os testes já foram aplicados nas turmas no mês de maio e já foram cadastrados no sistema.