Público masculino é alvo de coleta de exames

Na  manhã do dia 17 de setembro,a equipe da unidade básica de saúde de Tigrinhos, promoveu a coleta de exames para detecção do Antígeno Prostático Especifico(PSA). O público masculino foi alvo da ação que teve como intuito a prevenção, sendo coletadas amostras de sangue de homens acima de 45 anos que compareceram na unidade de saúde. Como a procura foi grande, a campanha também se estendeu para a faixa etária dos 40 a 45 anos.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situado na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Por isso quando o homem apresenta alguma alteração prostática os sintomas mais frequentes são as dificuldades e dor no ato de urinar, assim como ter de ir urinar várias vezes à noite.No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte por neoplasias. Nesse sentido a prevenção torna-se fundamental, uma vez que, com o diagnóstico e tratamento precoce são altas as chances de cura.

O exame PSA mede a presença do antígeno-uma proteína secretada pela próstata. Grandes quantidades da proteína podem estar associadas ao câncer da próstata. Conforme o secretário da saúde de Tigrinhos, Janir Luiz Bach, “como é inviável mandar todos os homens acima dos 45 anos ao urologista anualmente, a realização do PSA é uma forma de rastrear os casos para realizar os encaminhamentos de acordo com a necessidade.” O secretário ressalta ainda que, essa ação é uma das formas de prevenção preconizadas pelo ministério da saúde no âmbito da atenção básica.

Durante a manhã, ainda foram verificadas as medidas antropométricas de cada homem, além de feita mobilização para atualização do cartão de vacinação com as imunizações de Febre Amarela e Dupla Adulto (Difteria e Tétano).Somente na manha da terça-feira compareceram na unidade cerca de 230 homens, no entanto a equipe de saúde reforça que a coleta ainda será realizada todas as manhãs até as 8 horas do dia 20 de setembro, para dar mais uma oportunidade aos que não puderam comparecer na data agendada.

De acordo com Bach, essa é mais uma das atividades planejadas e executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e o investimento aproximado da ação foi de R$ 9.500,00. A Equipe da Estratégia de Saúde da Família(ESF), juntamente com a administração municipal ,agradecem a todos que compareceram a unidade para promover e prevenir a sua saúde.