Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado no município

No Brasil, 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Tigrinhos, a data foi lembrada com a produção, apresentação e exposição de trabalhos de alunos das escolas municipal e estadual. Um diagnóstico realizado pelas equipes de saúde, educação e promoção social do município apontou que a iniciação no alcoolismo e tabagismo acontece de forma precoce, e se dá, na maioria das vezes, no âmbito familiar ou entre amigos, de forma implícita ou explícita, tornando vulneráveis as crianças, adolescentes e jovens, afetando diretamente a saúde física, mental e social desses jovens.

A partir dessa percepção, sentiu-se a necessidade de uma ação intersetorial capaz de despertar a atenção da sociedade para a temática e, como conseqüência, um engajamento coletivo para busca de soluções concretas. Com o objetivo de valorizar o potencial dos alunos e inserir a temática dentro do plano político pedagógico aconteceu, durante o mês de julho e agosto, a produção de trabalhos em sala de aula. Cada professor buscou despertar a criatividade de cada aluno respeitando a sua faixa etária, instigando a pesquisa, leitura e escrita. Foram produzidos trabalhos como paródias, poesias, telejornal, teatros, desenhos e depoimentos. De acordo com a equipe que organizou o trabalho, a produção pode ser contemplada pelos pais e por todos os segmentos da sociedade tigrinhense, nos turnos matutino e vespertino no Clube de Idosos e, permanecerá exposto durante os próximos dias, nas escolas municipal e estadual e no posto de saúde. As mensagens trazidas pelos alunos mostram um apelo aos adultos para as conseqüências diretas e indiretas dos vícios, principalmente no que se refere ao âmbito familiar e social. Nossas crianças e adolescentes esperam de nós o bom exemplo e nos confiam a missão de construirmos um mundo melhor. As apresentações de paródias, poesias, filmagens, teatros e áudio deixaram uma mensagem positiva ao público, que também teve a oportunidade de observar e visitar amostras dos painéis, charges, desenhos ilustrativos e frases que tratam sobre os temas. Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos desde a confecção até a criação de todos os trabalhos, resultando certamente na aprendizagem. Foi possível unir a teoria e a prática, buscando debater o problema que afeta a sociedade. Para  os pais, ações como esta são importantes para mostrar aos filhos que não é bom conviver com o cigarro e as bebidas, pois destroem as famílias. E, sentir na pele e no ambiente familiar não é bom, já que traz conseqüências ruins e prejudiciais para todos os familiares, bem como para a saúde. Alunos relataram que foi legal assistir a desenvoltura e atuação dos colegas nas apresentações dos trabalhos. Conseguiram mostrar que beber e fumar não são coisas boas para a saúde de ninguém. Participaram da exposição o secretário de saúde, Aristides Vieira Brandão, a secretária de educação, Vera Lúcia Baczinski, os diretores da escolas municipais e estadual,  a enfermeira Mari Perondi (representando a equipe de saúde), a professora Lílian Garcia (representando os professores), os alunos Gean da Silva e Larissa Hemsing(representando o grêmio estudantil das unidades escolares).

A equipe organizadora agradece a participação de todos. È possível resistir ao fumo e bebidas. È uma decisão pessoal e depende de cada um ficar longe desses vícios.