HORTA na escola
Pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram um aumento alarmante, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País.
Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a qualidade de vida das pessoas. Seja pela vida agitada, seja pela produção em escala e até mesmo pela propaganda, os hábitos alimentares têm mudado para pior
Uma alimentação que contenha vegetais, e principalmente os produzidos sem o uso de venenos, é muito mais saudável. Somam-se a isso que a confecção de hortas nas escolas coloca os alunos em contato as peculiaridades do meio ambiente, despertando-as para a crítica dos valores econômicos e sociais. Alem do aproveitamento das interdisciplinaridade nos conteúdos e/ou disciplinas.
O projeto em questão poderá oportunizar aos alunos a levarem para casa um alimento incorporado com os seus conhecimentos, com os seus trabalhos e com todas as atenções que elas dispensaram aos vegetais por elas produzidos e estudados.
Consegue-se assim uma melhor alimentação e, sobretudo uma melhora da auto-estima dos alunos, pois se sentem mais valorizadas tanto na escola como no contexto familiar.