Educadoras tiveram dia de estudo
Os profissionais da Educação, e os diferentes seguimentos da sociedade civil organizada, (Conselhos da Educação, FUNDEB, APPs entre outros) realizaram no dia 21 de outubro durante o dia todo o estudo, a discussão e um amplo debate, da Proposta da Base Nacional Comum Curricular e seus Princípios Orientadores.
Na oportunidade foram escolhidos os relatores das instituições de ensino do município de Tigrinhos, e no final do período foi disponibilizada a todos a realização de cadastro para posterior interação, e que leiam, critiquem, comentem, sugiram e proponham.
A Base Nacional Comum, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o ensino médio, é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. Assume um forte sentido estratégico nas ações de todos os educadores, bem como gestores de educação, do Brasil.
Em atendimento ao Plano Nacional de Educação e em conformidade com as
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação dá continuidade ao processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, a ser submetida a ampla consulta pública e posterior submissão ao Conselho Nacional de Educação.
O documento preliminar à Base Nacional Comum está organizado em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, no texto preliminar da BNC tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e demais Diretrizes, os documentos curriculares dos estados e municípios e os conhecimentos produzidos pelas áreas de conhecimento da educação básica.
O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, compreendida pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio, capazes de garantir, aos sujeitos da educação básica, como parte de seu direito à educação.