Seqüência didática é trabalhada através de Histórias
A turma do 5° ano I do Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef juntamente com a professora e Cursista Marizete Marafon Ganzer estão desenvolvendo atividades com a história “As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande” do autor Simon Prescott das coleções enviadas pelo FNDE em parceria com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC . A partir da contação da história será elaborada uma seqüência didática, atividade esta direcionada pela formação no curso Pnaic, onde será explorado diversos gêneros textuais como carta, listas, história em quadrinhos e diálogo. Também será realizado um paralelo traçando as diferenças existentes no campo e na cidade e para finalizar a turma montará um painel ilustrativo intitulado o campo e a cidade.
Conforme a Orientadora Iara Golhke no estudo da unidade 6 º ANO 1, 2, 3, dos Cadernos de formação do PNAIC, permitiu-se que as nossas professoras alfabetizadoras e cursistas tivessem maior clareza na utilização dos projetos e das seqüências didáticas, sendo que pode-se trabalhar projetos e ao mesmo tempo desenvolver uma seqüência didática trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar com os assuntos propostos no projeto. Os projetos de letramento requerem um movimento que vai da prática social para o conteúdo, nunca o contrário. Destaca a orientadora que a seqüência didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero; ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e como se brinca; ou também que se organizem atividades de artes para conhecer mais as várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc. Já as seqüências didáticas têm a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, levando-o a escrever ou falar de forma mais adequada numa situação de comunicação.