Projeto “Arte Ser” desenvolvido com as mulheres tigrinhenses

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está desenvolvendo o projeto “ARTE SER”, que tem como objetivo a consolidação da cidadania, a inclusão social, cultural, orientações para o combate à violência contra a mulher, o desenvolvimento sustentável, além de atividades para elevação e geração de renda, para a emancipação e cidadania.

A seleção das mulheres atendidas é de responsabilidade dos Centros de Referência de Assistência Social(CRAS). São incluídas mulheres maiores de 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade e também para demais mulheres do município. As ações desenvolvidas estarão de acordo com os preceitos e princípios éticos de profissionalização, elevação de autoestima, bem-estar e garantia de direitos, bem como um espaço de empoderamento técnico-científico, das mulheres atendidas, refletindo sobre a realidade econômica, política, social e cultural no meio que estão inseridas.
O trabalho a ser realizado com as mulheres têm por princípio capacitar mulheres para desenvolver, o uso das técnicas de bordado à mão, pintura em tecido, decoupagem, trabalhos em MDF, feultragem, agregando valor aos produtos confeccionados, resgatando a memória cultural de forma criativa. Qualificando-as para contribuir na renda familiar, bem como contribuir para a promoção da qualidade de vida da cidadã.

Hoje a procura pelo curso do grupo Arte Ser e grande já temos 70 mulheres inscritas nos grupos, sendo que e este curso já é desenvolvido pela secretaria de Assistência Social a 03 anos, as mulheres todo ano aguardam o início das atividades, por ser um momento de aprendizado e troca de experiencia, e “bate papo” como muitas mencionam, além de adquirir conhecimentos de várias técnicas de artesanato. As atividades são semanais, nas quartas-feiras a tarde, divididas em quatro grupos, que são coordenadas pela professora Clarice Tumelero dos Santos.