Saúde incentiva o uso de plantas medicinais em Tigrinhos

Os encontros dos grupos saúde e comunidade que ocorrem a cada dois meses em roteiro no interior do município, este mês está sendo alvo de um trabalho de resgate e promoção da utilização das plantas medicinais. Para conversar com a comunidade e apresentar os diversos tipos de plantas Dona Linda Canton foi convidada a ir até as comunidades do interior e transmitir seu conhecimento.

O Ministério da Saúde incentiva o resgate do emprego das plantas medicinais, com vistas a atingir o objetivo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O objetivo principal dessa política é “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”.

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos se propõe entre outros itens a:

• Inserir plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS, com segurança, eficácia e qualidade, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 

• Promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. 

• Desenvolver instrumentos de fomento à pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e inovações em plantas medicinais e fitoterápicos, nas diversas fases da cadeia produtiva. 

• Desenvolver estratégias de comunicação, formação técnico-científica e capacitação no setor de plantas medicinais e fitoterápicos. 

 

O Município está dando os primeiros passos para auxiliar no resgate dessa política, conscientizando a população e estimulando a diminuição do consumo de medicamentos industrializados para o retorno as praticas naturais, como o emprego dos chãs no tratamento de algumas doenças.

 Vale ressaltar que antes de ir até a comunidade conversar com a população os profissionais tiveram uma tarde de palestras e conscientização sobre o tema.

Depois de encerrados os trabalhos pode-se concluir que a população gostou dos encontros e está mais instigada a retornar certos hábitos culturais até então esquecidos no tempo.

Após a conversa sobre as plantas medicinais nas comunidades todos foram convidados a um lanche de confraternização, onde dona Linda Canton atendeu a todos tirando dúvidas, identificando chãs e conversando com a população.

A equipe de saúde agradece a todos que participaram da palestra e agradece em especial a Dona Linda Canton que auxiliou a equipe nos encontros.