Alunos aprendem matemática de forma dinâmica

A turma do 5° ano e a professora Andréia Gomes de Oliveira desenvolveram atividades a partir da Formaçãodo PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo alfabetizar em português e matemática todas as crianças até os 8 anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. A professora participa da capacitação no município de Tigrinhos em encontros com a Orientadora Iara Gohlke.

  O objetivo da aula foi conhecer a origem do milenar quebra¬cabeça chinês: TANGRAM, desenvolver a criatividade promovendo a construção de figuras, Estimular a produção textual utilizando as figuras construídas,Identificar as formas geométricas: triângulo, quadrado e paralelogramo,desenvolver a capacidade de raciocínio na resolução de problemas, organização de tempo, espaço em que possas interagir de maneira individual ou em grupo, e tirar conclusões de que em nossas vidas dependemos do uso das estratégias e organização para resolver determinadas questões.

A partir da história, os alunos confeccionaram seu próprio tangram, criaram personagens e concluíram com um produção textual envolvendo a disciplina de Língua Portuguesa, na oportunidade a partir da Obra “ A Gare”deTarsilla do Amaral, do ano de 1825, época da Urbanização, a turma observou os detalhes, reproduziu a obra através da observação, identificando assim as figuras geométricas.

De acordo com a professora Andréia, estudar e desenvolver atividades com o Tangram, possibilitou a ampliação de conhecimento  na disciplina de matemática de maneira divertida, pois é um  quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. O tangram é um excelente material para trabalhar as regiões planas. A professora destaca também que o PNAIC veio para apoiar as escolas públicas dando dicas e informações para melhorar a aprendizagem dos alunos.