PDDE INTERATIVO EM FASE DE PREENCHIMENTO PELAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE TIGRINHOS

No dia 20 de maio de 2022, pela parte da manhã, os membros do Grupo de Trabalho do PDDE Interativo, juntamente com a diretora do Centro de Educação Professor Ivo Luiz Honnef Andressa Lucateli e Assessora Especial do Centro de Educação Infantil Criança Sorriso Bruna Gabriela Bonadeo, Secretária de Educação Estela Regina de Lima Schafer, para deliberar sobre a abertura e preenchimento do PDDE Interativo ano 2022. na oportunidade a Técnica Administrativa Educacional e Professora Marcia Adriani de Oliveira explicou sobre o O PDDE Interativo que é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar. Para isso, o sistema tem ferramentas de apoio ao planejamento e à gestão escolar, por meio das quais as equipes escolares podem identificar seus principais problemas e definir ações para resolvê-los.

O diagnóstico e o planejamento estratégico estão em construção, está disponível às redes e escolas de ensino público inscritas no Censo Escolar. Foi apresentado a leitura do decreto nº 371 de 10/05/2022 que nomeia os membros do Grupo de Trabalho do PDDE INTERATIVO das Unidades Escolares CE.Professor Ivo Luiz Honnef e CEI.Proinfãncia Criança Sorriso, ficando assim constituída REPRESENTANTES DO CONSELHO ESCOLAR:PROFESSORES: LUCIANE WILSMANN SOETHE,PAIS: MARCIA JAPPE ZAPPANI,ALUNOS: EDUARDO MIORANDO,GESTORES: MARIZETE MARAFON GANZER,COMUNIDADE LOCAL: ELIZETE MARAFON GANZER, REPRESENTANTE DE PAIS:VERA LUCIA DE OLIVEIRA WACHHOLZ. REPRESENTANTE DE ALUNOS: DAVI KOBS. REPRESENTANTE DA COMUNIDADE LOCAL: GISLAINE MARTENS KOBS. REPRESENTANTE EQUIPE TÉCNICA – ADMINISTRATIVA: ELIANE MIORANDO REPRESENTANTE DE PROFESSORES:CLAUDIA RODRIGUES HIRSCHEITERREPRESENTANTE EQUIPE GESTORA: ANDRESSA LUCATELI. Foi explicado que o Grupo de Trabalho do PDDE Interativo deve ser constituído com, no mínimo 50% dos membros do Conselho Escolar, o perfil desses integrantes deve ser distribuído, de forma harmoniosa, entre os seguimentos existente na comunidade escolar, ou seja, equipe gestora, docentes, técnico-administrativos, educandos, pais ou responsáveis, e comunidade externa. O número de pessoas dependerá da estrutura da escola e da disposição em participar voluntariamente da elaboração e do acompanhamento do Plano de Ações da escola. Recomenda-se a indicação de até 10 (dez) pessoas, dentre as quais deve ser designado um Coordenador.
As atribuições do Grupo de Trabalho são, principalmente, aquelas ações inerentes a construção do Diagnóstico da escola e da elaboração do Planejamento Estratégico, com o respectivo Plano de Ações, além do acompanhamento de sua execução.O GT deve, ainda:a) Estudar a metodologia do PDDE Interativo;b) Conhecer os membros do Comitê Gestor do PDDE Interativo da Secretaria de Educação da rede de ensino da escola; ec) Divulgar junto à comunidade escolar o início do processo de elaboração do planejamento da escola, bem como de seus resultados.

Os membros elegeram para ser Coordenadora do Grupo de Trabalho Elizete Marafon Ganzer e no ato todos os membros TOMARAM POSSE.

O sistema teve atualizações de conteúdo nas quatro partes que o compõem: Dados da Unidade, Questões Estratégicas, Diagnóstico e Planejamento Estratégico. A Primeira etapa aplica-se ao Diagnóstico da situação atual da escola, em seis Dimensões. Posteriormente ao Planejamento Estratégico, com a priorização de problemas, finalizando com a elaboração de um plano de ações voltado a atacar os principais problemas identificados.A ferramenta apresenta informações e perguntas-chave que auxiliam as equipes escolares a refletir acerca de suas realidades, identificar desafios e delinear estratégias que contribuam efetivamente para o aprimoramento do processo educativo. Essas perguntas estão organizadas da seguinte forma:2.1. Eixo 1: Dimensões 1 e 2, relativas aos resultados dos estudantes e da escola.2.2. Eixo 2: Dimensões 3 e 4, com os temas que podem sofrer intervenção direta da escola.2.3. Eixo 3: Dimensões 5 e 6, temas que podem sofrer intervenção parcial ou indireta da escola. 3. Cabe destacar que os conteúdos e questões presentes na ferramenta relacionados aos temas acima mencionados destinam-se a auxiliar as equipes escolares no processo de análise dos contextos locais. O prazo para o preenchimento será até 30 de junho de 2002.

Foi apresentado o Decreto nº 372, 10/05/2022, que nomeia os Membros do Comitê Gestor do PDDE INTERATIVO da Secretaria Municipal de Educação,tendo como Coordenadora Municipal Marcia Adriani de Oliveira e membros que fazem parte como Comitê Municipal, Consulta Municipal e Equipe de Apoio Municipal. Cada responsável pelas Unidade Escolares irá entrar com senha e login no Sistema PDDE INTERATIVO e na oportunidade foi descado que para fazer um diagnóstico e levantamento de como se encontram as Unidades Escolares é fundamental o apoio de todos para a elaboração do diagnóstico e que o grupo de trabalho é indispensável nesse processo .