Tigrinhos atinge nota máxima nos indicadores do Ministério da Saúde
O município de Tigrinhos destacou-se no Estado ocupando o 1° lugar no segundo quadrimestre do ano atingindo nota máxima em todos os indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde no programa de Atenção Primária à Saúde até o momento.
Com boas notas o município garante um repasse mensal como gratificação pelo desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados dos indicadores de atendimento das equipes de saúde. Ao todo são 07 indicadores que avaliam a gestão, sendo eles: Proporção de getantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame cipatológico; cobertura vacinal de Poliometite incentivada e de Pentavalaente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
O monitoramento dos indicadores da saúde são muito importante para que os profissionais da saúde avaliem a qualidade e o acesso dos serviços prestados pelo município, aprimorando cada vez mais o atendimento.
Além da excelente performa-se nos indicadores do Ministério da Saúde outro destaque é o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Tigrinhos. Já foram imunizados com a primeira dose 1694 munícipes, destes 1264 já receberam a segunda dose; também foi destinada a terceira dose para 27 idosos; e foram aplicadas 62 vacinas da dose única. O município possui pouco mais de 2 mil habitantes, portanto, graças a busca ativa da equipe de saúde e a adesão da população boa parte dos munícipes já estão imunizados.
Conforme a Secretária da Saúde, Salete Badia Johner, esse ano está sendo de muitas conquistas para a saúde pública de Tigrinhos, “Atingimos nota máxima nos indicadores da saúde e também estamos com a vacinação da Covid-19 bem avançada em nosso município, certamente nos reunimos para comemorar, agradecer o desempenho dos profissionais e programar as próximas metas”, finaliza.