Secretaria Municipal de Educação de Tigrinhos inicia preparativos para a Conferência Municipal de Educação

No primeiro dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e um, às 9 horas, por meio de uma web conferência, pela plataforma via meet, reuniram-se a Secretária Municipal de Educação, Senhora Estela Regina de Lima Schafer, membros da secretaria de educação e os membros representantes do FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, nomeados pelo Decreto nº 303, de 28 de setembro de 2021. Na oportunidade a gestora Estela deu a abertura da reunião, desejou as boas-vindas a todos e destacou o objetivo da presente reunião sendo a posse dos membros dos Fórum Municipal de Educação, IV Conferência Nacional da Educação – CONAE, Conferência Municipal de Educação, aprovação de Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação, foi disponibilizado um vídeo sobre a organização da CONAE e apresentado o nome dos membros e representantes do Fórum sendo Secretaria Municipal de Educação: Titular: MARCIA ADRIANI DE OLIVEIRA, Suplente: ESTELA REGINA DE LIMA SCHAFER, Conselho Municipal de Educação: Titular: JACINTA ARTEMIZIA GOTARDO, Suplente: MARIZETE MARAFON GANZER, Conselho Municipal da Merenda escolar: Titular: FRANCIELE B. BROETTO, Suplente: IVETE TEREZINHA ENGELMANN, Conselho Tutelar: Titular: VERA LUCIA DE OLIVEIRA WACHHOLZ, Suplente: GEOVANI MUSCOPF, Conselho Municipal do FUNDEB; Titular: CLAUDIA RODRIGUES HIRSCHEITER, Suplente: SOLANGE SIMARA RUSCHEL, Representante da Câmara de Vereadores: Titular: VOLMAR DE OLIVEIRA Suplente: MILTON MARIO ROOS Representante dos pais/responsáveis pelos estudantes; Titular: ADÃO CESAR GANZER Suplente: LUCIANE W. SOETHE Representante dos trabalhadores em Educação das Escolas Estaduais; Titular: CLEIDE FELTES DE BASTIANI Suplente: CLEONI SCHABARUM CASSOL Representante dos trabalhadores em Educação das Escolas Municipais; Titular: ADRIANA APARECIDA PONTEL Suplente: CLAUDETE W. SAITO Representante do setor de finanças e Poder Executivo da Prefeitura Municipal; Titular: DANIELA LAPAZINI KUHN Suplente: CLEITON SOETHE Representante dos Gestores das Escolas Estaduais; Titular: GILNEI JOSÉ DE BASTIANI Suplente: ELISA SCHMITT DELABARY Representante dos Gestores das Escolas Municipais; Titular: ANDRESSA LUCATELI Suplente: BRUNA BONADEO Representante da Sociedade Civil: Titular: ILANI BRENTANO Suplente: IVONE BONETTO Representante da Assistência Social; Titular: MARINÊS KIRTEN DA SILVA Suplente: SALETE TEREZINHA SAUSEN Representante do Transporte Escolar: Titular: VANIR STIELER Suplente: CLAIR BACKES Representante dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Titular: LETICIA TESKE Suplente: EDUARDO MIORANDO Representante dos Estudantes da Rede Estadual de Ensino: Titular: LARISSA MACIEL DE CAMPOS, Suplente: CAUANE ANDRIELI DE VARGAS.

 

 

Foi destacado os objetivos do Fórum Municipal de Educação e da CONAE. Na oportunidade foi realizada a Leitura e votação do Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação e em votação foi aprovado.

 

 

A professora Adriana Aparecida Pontel foi eleita como Coordenadora do Fórum Municipal de Educação do município de Tigrinhos e para secretariar foi eleita a professora Marizete Marafon Ganzer.

 

 

Para atender aos artigos do Regimento Interno do Fórum foram escolhidos e eleitos os Membros da Comissão Organizadora da Conferência Municipal, fazendo parte da Comissão Especial de Mobilização e Divulgação (CEMD),: CLEONICE KEPSELER, ANDRÉIA PORFIRIO, CLAUDIA R.HIRSCHEITER, MARCELO TESKE e IVETE ENGELMANN e Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização (CMES), NADIA SIGNOR, DANIELA LAPAZINI KUHN, ELISA DELABARY, FRANCIELE BROETTO, ADÃO GANZER. A reunião teve andamento com a escolha da Relatora, sendo MARCIA ADRIANI DE OLIVEIRA. A professora Marcia Adriani de Oliveira realizou a apresentação do Documento Referência da IV CONAE, tema principal: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira” ; eixos e sub-eixos:Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022. II. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 – Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e as 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas. III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. IV. O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade. V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar. VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social. VIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia. IX. O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação I. O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância. II. O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais. Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção I. O PNE 2024 – 2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias públicas privadas, avaliação e regulação da educação. II. O PNE 2024 – 2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. III. O PNE 2024 – 2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 

A equipe realizou a organização do calendário da CONAE, sendo dia 14(catorze) de outubro de 2021 e acontecerá de maneira presencial, respeitando os Protocolos de Vigilância Sanitária. Foi salientado que a relatora deverá acessar o site https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/conae-sc/inicial para registrar os dados do município para que a comissão estadual possa encaminhar os materiais sobre as emendas e escolha dos delegados.