Tigrinhenses visitam propriedade rural em São Carlos
A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, EPAGRI, e administração municipal de Tigrinhos, estiveram no dia 28 de maio no município de São Carlos para troca de experiência na área de bovinocultura de leite, tendo como foco principal à produção de leite a base de pastagem perene.
O objetivo principal dessa tecnologia de produção é a redução de custos através do uso de pastagens perenes utilizando pastoreio rotacionado (com utilização estratégica e criteriosa de ração e silagem) e a preocupação com o bem estar animal.
A propriedade visitada foi do senhor Valdir Boita na Linha Bela Vista interior de São Carlos. Acompanharam a visita o extencionista rural da EPAGRI do município de São Carlos Humberto Bica Neto, e a equipe de Tigrinhos composta pelo Prefeito Municipal Rudimar Francisco Guth; o secretário da agricultura Antonio Marcos Grünwaldt; o Extencionista rural da EPAGRI Celso Cibulski; oEngenheiro agrônomo Francisco Ferrari e o médico veterinário Willian Pasqualotto.
Os dados técnicos de produtividade alcançados nesta propriedade apresentaram resultados muito satisfatórios em especial se for analisada a produção de leite por hectare destinado a atividade. A propriedade atualmente trabalha com a maior parte do rebanho formado por vacas da raça Jersey (mais adaptadas ao sistema) e mais de 70% da alimentação dos animais provém de pasto, apresentando assim um custo de produção incluindo sanidade, mão de obra, alimentação e depreciação do imobilizado de aproximadamente 44%.
Constatou-se que além da redução do custo de produção houve aumento da longevidade dos animais, leite de melhor qualidade e melhor manejo do solo.
Outra pratica adotada que se demonstrou eficiente é a técnica da sobressemeadura de azevém sobre as pastagens de Tifton 85, missioneira gigante e hematria. A pratica de piqueteamento também se mostrou ser muito benéfica na ação dos microorganismos do solo (ativar a biocenose). Um detalhe que é muito importante adotado nesta propriedade, mas muitas vezes fica em segundo plano em nossas propriedades rurais é a disponibilidade de água de qualidade para os mesmos, segundo dados uma vaca consome 60% da água necessária para sua dessedentação após a ordenha e os outros 40% no restante do dia, por esse motivo é de suma importância ter disponível água na saída da sala de ordenha e nos piquetes, essa pratica traz incremento na produção de leite.
A equipe de Tigrinhos ficou muito satisfeita com o resultado da visita técnica e que vai possibilitar conciliar essas praticas no nosso município ocasionando assim redução de custos de produção, melhores praticas de manejo, trazendo melhor retorno social, ambiental e econômico as famílias rurais que desenvolvem essa atividade.