Social desenvolve projetos com alunos e professores
O município de Tigrinhos está desenvolvendo através da Secretaria de Assistência Social o projeto “Apoio Escolar”, destinado aos professores e alunos da Escola de Educação Básica Osvaldo Ferreira de Mello.
Devido a pandemia do Coronavírus as aulas presenciais foram suspensas, dando lugar as aulas on-line, com isso os alunos tiveram que se readaptar neste novo cenário tendo que realizar suas atividades em casa.
Com o isolamento social veio também a responsabilidade dos pais em ajudar os filhos no processo de aprendizagem. O tempo disponível e os conhecimentos possuídos pelos pais, além da possibilidade de acesso aos materiais, são fatores que devem ser levados em conta quanto ao papel dos pais em educar os filhos.
Além das dificuldades enfrentada pelos pais, os professores também encontram-se fragilizados neste período de pandemia, o processo educacional mudou drásticamente e os professores tiveram que aprender a educar e desenvolver habilidades para ensinar através das aulas on-line, com cargas horárias mais longas e exautivas, por isso, é preciso que se pense na saúde mental de todos.
A educação a distancia trouxe medo e incerteza a todos, pensando nisso o projeto “Apoio Escolar” tem como objetivo prestar apoio a professores e alunos da E.E.B Osvaldo Ferreira de Mello diante das dificuldades no ensino causadas pela pandemia e isolamento do Coronavírus, contribuindo para que os efeitos negativos sejam amenizados.
Como funciona?
As equipes do Centro de Referencia em Assistencia Social – CRAS e o Centro de Referencia Especializado em Assistencia Social – CREAS em parceria com o Conselho Tutelar oferecem apoio, suporte e auxilio aos estudantes que estiverem com dificuldade na realização das atividades escolares.
Uma lista de alunos com dificuldades é repassada pela própria escola, em seguida, as equipes entram em contato com os alunos oferecendo ajuda e marcando horários para o atendimento.
Além disso, para os professores é oferecido o atendimento psicosocial que visa proporcionar um momento para desabafar e falar sobre como eles estão se sentindo perante as novas formas de ensino. Os professores que desejarem realizar atendimento deverão listar seus nomes e as equipes entraram em contato para agendamento.