Programa Saúde na Escola (PSE) é desenvolvido no município
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino, no município de Tigrinhos as reuniões acontecem a cada dois meses que formam um Grupo de Trabalho Intermunicipal com de responsáveis da Secretaria de Educação, Saúde, Assistência Social, CRAS/CREAS, Conselho Tutelar, Departamento de Esportes e Cultura representantes das Unidade Escolares. As coordenadoras do Programa são Daiane kutsepa Brambilla e Marcia Adriani de Oliveira. A Secretaria Municipal Educação e Saúde assinaram um Termo de Compromisso, no qual estava previsto ações para os ano de 2019 e 2020, sendo 1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, 2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas. 3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. 4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos, 5. Prevenção das violências e dos acidentes, 6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação. 7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor. 8. Verificação da situação vacinal. 9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável. 10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. 11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS 12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
Para atender as ações foram desenvolvidas durante o ano de 2019, várias atividades: Visitas domiciliares pelos alunos para entregar folder produzido pelos estudantes e orientações para evitar a Dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, Aula de Ioga para adolescentes do 8º e 9º ano, palestra com Policial Dalacorte sobre o uso de drogas, bebidas alcoólicas e prevenção de acidentes, roda de conversa a partir da música “O seu corpo é um tesourinho”, escovação e aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada, exame epidemiológico e Índice de higiene oral , Atividade em conjunto com UNOCHAPECÓ sobre prevenção de lesões de boca e orientações sobre higiene bucal, Verificação da situação vacinal no CEI Criança Sorriso, Participação de Zé Gotinha e entrega de desenhos, Palestra sobre importância da vacinação, Ação educativa e confraternização de estímulo a vacinação” dia D”, Avaliação antropométrica , desenvolvimento do projeto: NA MEDIDA CERTA KIDS, Reunião com pais de alunos sobrepeso/obesidade, Capacitação dos professores para utilização do instrumento de detecção do MS/PSE, Palestra com enfermeira Kiciosan Gali, com o tema: CRIANDO FILHOS EM TEMPOS DIFÍCEIS, onde participaram aproximadamente 200 pais ou responsáveis no evento. Roda de conversa com Psicóloga Geissa, Ação voltada a todos os profissionais da educação sobre sexualidade. Teatro para alunos da pré escola até ensino médio sobre prevenção de acidentes e sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes e entrega de jornal. Roda de Conversa a partir da música “O seu corpo é um tesourinho”, Palestra com enfermeira Daiane e com enfermeira Mari, Roda de conversa com equipe do setor Social e enfermeira Daiane sobre planejamento familiar, perspectiva de futuro, valorização do corpo e IST, realização dos Testes Rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, Palestra com Kiciosan Galli com o tema: CUIDAR DE SI PARA CUIDAR DO OUTRO, PORQUE SEM CUIDAR NADA FLORECE para funcionários e Oficina com Psicóloga.
O grupo relata que a articulação entre as equipes e setores da administração Municipal e as escolas é a base do Programa Saúde na Escola com objetivo de realizar as ações mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças para as criança e adolescentes.