Grupo Roda de Conversa: Mulher Empoderada realiza novo encontro
Na manhã desta quinta-feira (26), o grupo Roda de Coversa: Mulher Empoderada, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social através do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), realizou um novo encontro com o tema “Política Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres”.
O grupo é ministrado pela assistente social Salete Sausen e a psicóloga Bruna DalPasquale, neste encontro elas abordaram um tema crucial na luta pelo empoderamento feminino, á violência. Dados da Organização Mundial da Saúde de 2006 a 2010, mostram que o Brasil está entre os dez países com o maior número de homicídios femininos, e dentre eles 90% são cometidos por homens com quem à vítima possuía relacionamento afetivo.
Um dos principais aliados para o enfrentamento da violência praticada contra as mulheres é a Lei Maria da Penha n° 11.340. Esta lei, além de definir as formas de violência contra as mulheres (física, psicológica e verbal), também prevê a criação de serviços especializados para abordar tais temas.
A Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foi estruturada a partir do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), elaborado com base I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em 2004 pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e pelo Conselho Nacional de Direitos da Mulher. Esta política tem por finalidade estabelecer conceitos, princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres, assim como de assistência e garantia de direitos às mulheres em situação de violência.
Com encontros mensais, a roda de conversa tem como objetivo principal abordar temas sobre o empoderamento feminino, em um ambiente onde as mesmas se sintam confortáveis para interagir e participar de atividades desenvolvidas no grupo.